Quarta-feira, 26 de março de 2025
APOIE
Menu

Os militares israelenses concluíram sua retirada do Corredor Netzarim, no norte de Gaza, neste domingo (09/02), como parte do acordo de cessar-fogo estabelecido entre o Hamas e o governo de Israel. O tratado, posto em vigor em 19 de janeiro, possibilitou, no dia anterior, a quinta troca de reféns entre os dois lados do conflito.

“As forças israelenses desmantelaram suas posições e postos militares, e retiraram completamente seus tanques do Corredor Netzarim na rua Salah al-Din, permitindo que os veículos passem livremente em ambas as direções”, disse um funcionário do Hamas à agência de notícias AFP.

A medida permite que os palestinos que tiveram que abandonar suas casas devido aos ataques israelenses retornem para o nordeste do território.

De acordo com o portal Middle East Eye (MEE), nesta manhã, multidões de pessoas foram vistas viajando ao longo do corredor, passando por casas destruídas, escombros e trechos de terreno baldio, depois que o Hamas anunciou a retirada das forças militares israelenses.

X/Motasem A Dalloul
As forças de ocupação israelenses destruíram uma área de cerca de 4km de largura em Netzarim

As forças de Israel já tinham saído parcialmente do corredor há quase duas semanas, mas mantiveram algumas posições no lado leste da estrada. Agora, elas ficarão posicionadas somente no corredor Filadélfia (ao longo da fronteira com o Egito) e na “zona tampão” de 500 a 700 metros de largura que separa Gaza de Israel.

O Corredor Netzarim é um trecho de seis quilômetros que divide o norte e o sul do enclave, e que foi estabelecido pelos militares de Israel ao longo da guerra para monitorar o movimento dos palestinos. Além disso, segundo a emissora catari Al Jazeera, a travessia também tem sido usada para lançar operações militares. O nome de Netzarim faz referência a um dos assentamentos israelenses ilegais que existiam em Gaza antes da retirada israelense em 2005.