O deputado Nissim Vaturi, membro do partido Likud, que congrega o centro-direita e a direita conservadora de Israel, e integrante do Comitê de Assuntos Externos e Defesa do Knesset, declarou que uma guerra total entre Israel e o Líbano “é uma questão de dias”. As informações são do Times of Israel.
Em entrevista à emissora pública Kan, Vaturi, aliado do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, afirmou que, quando o conflito se intensificar, o subúrbio de Dahiyeh, em Beirute – um reduto do Hezbollah – “parecerá Gaza”.
“Não há outra maneira”, completou Vaturi, indicando que Netanyahu compartilha desta visão e que “isso se desenvolverá nos próximos dias”.
Segundo o parlamentar, Netanyahu já orientou as autoridades militares no domingo, afirmando que “precisamos encerrar essa saga”.
Vaturi delineou o que seria um plano de guerra, começando com um ataque preventivo de grandes proporções, semelhante ao que recentemente neutralizou um ataque com foguetes planejado pelo Hezbollah contra o centro de Israel.
O ataque preventivo, segundo ele, teria duração de pelo menos 4 a 5 dias, seguido por uma invasão terrestre.