Quinta-feira, 10 de julho de 2025
APOIE
Menu

O grupo palestino Hamas difundiu um comunicado nesta segunda-feira (03/02) que está aberto para retomar as negociações com Israel sobre a segunda etapa do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza.

No texto, o grupo de resistência afirma que comunicou sua posição a autoridades diplomáticas do Egito que fazem parte da equipe de mediadores da mesa de diálogo.

“O Hamas informou aos mediadores egípcios, durante comunicações e reuniões realizadas na semana passada no Cairo, que estamos prontos para iniciar as negociações para a segunda fase”, declarou um membro do movimento islâmico.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Segundo o comunicado, o grupo está “aguardando que os mediadores iniciem a próxima rodada de negociações”, mas que já teria pronta uma lista de condições que serão apresentadas durante a nova etapa das conversas.

Flickr / rainwiz
Grupo palestino Hamas disse que apresentará nova lista de condições após retomada das negociações com Israel

A primeira etapa do cessar-fogo entrou em vigor no dia 19 de janeiro e está programada para durar 42 dias. Além dos egípcios, também formam parte da equipe de mediação autoridades dos Estados Unidos e do Catar.

Durante esta fase, o Hamas se comprometeu a libertar 33 prisioneiros israelenses, dos quais 13 já foram soltos. Por sua parte, Israel deveria libertar milhares de prisioneiros palestinos.

A segunda fase do acordo de cessar-fogo deveria ter seu início no dia 2 de março, mas os detalhes sobre os compromissos que ambas as partes devem cumprir ainda precisam ser definidos, durante as reuniões que serão realizadas em fevereiro.

 

Com informações de ANSA.