Quarta-feira, 26 de março de 2025
APOIE
Menu

O negociador-chefe do Hamas, Khalil al-Hayya, confirmou nesta terça-feira (18/02) que o grupo palestino libertará quatro corpos de reféns na próxima quinta-feira (20/02) e seis pessoas vivas, incluindo Hisham al-Sayed e Abra Mengistu, prisioneiros israelenses em Gaza há mais de dez anos, no sábado (22/02).

“Decidimos entregar quatro corpos de pessoas sequestradas na próxima quinta-feira em preparação para a segunda fase das negociações sobre o acordo”, afirmou al Hayya. O Hamas afirma que os israelenses foram mortos pelos próprios ataques de Tel Aviv contra a Faixa de Gaza.

De acordo com o grupo, em troca, foram acordadas medidas que “facilitam a entrada de máquinas pesadas, reboques e materiais de construção” no enclave palestino.

RS/Fotos Públicas
 21 dos 33 reféns israelenses previstos a serem libertados pelo Hamas retornaram a Israel, em troca de quase mil prisioneiros palestinos

Segundo o representante do Hamas, “a entrega dos corpos restantes será concluída conforme acordado na sexta semana de implementação do acordo” de cessar-fogo.

Al Hayya enfatizou ainda a “necessidade de obrigar Israel a implementar todas as disposições do acordo sem exceções ou atrasos”, acusando Tel Aviv de atrasar o início da segunda fase das negociações, que estava programada para começar em 3 de fevereiro.

“Estamos prontos para entrar imediatamente na segunda fase, que inclui um cessar-fogo completo e uma retirada completa das Forças de Defesa de Israel da Faixa de Gaza”, concluiu.

A primeira fase do acordo de cessar-fogo de 42 dias começou em 19 de janeiro. Até agora, 21 dos 33 reféns israelenses previstos a serem libertados pelo Hamas retornaram a Israel, em troca de quase mil prisioneiros palestinos.

(*) Com Ansa