Hezbollah adverte que Israel sofrerá ‘resposta severa’ se atacar Líbano
Líder do grupo xiita, Hasan Nasrallah acusou Tel Aviv de ‘assassinar civis’ como resposta pelas ‘próprias derrotas’ contra as resistências palestina e libanesa
O líder do movimento xiita Hezbollah, Hasan Nasrallah, declarou nesta quarta-feira (17/07) que haverá resposta militar contundente caso o exército de Israel resolva invadir o Líbano.
Segundo Nasrallah, o grupo libanês está preparado para agir “de forma severa” contra qualquer movimentação de tanques ou tropas israelenses contra o território do país.
“Se os tanques (de Israel) vierem ao Líbano, (Israel) não sofrerá só pela falta de tanques, e sim pela ausência completa de tanques, vamos a destruir todos”.
Em outro trecho de sua declaração, realizado em ocasião do Dia da Ashura (data em que os xiitas realizam ritual em memória do mártir Hussein, neto do profeta Maomé), o líder libanês criticou o governo sionista israelense por “assassinar civis para compensar suas próprias derrotas contra as resistências palestina e libanesa”.

Wikimedia Commons
Líder do Hezbollah prometeu reação militar caso Israel ameace o território do Líbano
“Israel atravessa uma crise e se sente frustrado por não atingir os seus objetivos, de eliminar o Hamas, e para compensar esse fracasso comete genocídio contra a população civil em Gaza”, acrescentou Nasrallah.
O líder do Hezbollah também usou o discurso para elogiar as operações realizadas pelos houthis, grupo de resistência do Iêmen que ataca navios com destino a Israel que atravessam o Mar Vermelho. Nasrallah assegura que essas ações “estão tendo forte impacto na economia israelense”.