Irã reabre seu espaço aéreo ao tráfego internacional
Aeroportos estavam fechados desde 13 de junho, início dos ataques de Israel contra o país
Os voos internacionais, domésticos e de trânsito através do Irã retomarão as operações após a aprovação da Organização de Aviação Civil Iraniana, que autorizou a reabertura do espaço aéreo do país nesta quinta-feira (03/07).
O anúncio foi divulgado através de um comunicado oficial publicado no site do Ministério das Estradas e Desenvolvimento Urbano. A nota explica que a decisão se baseia nas avaliações e análises realizadas pela organização.
Com esta autorização, os voos de e para o Aeroporto Internacional de Mehrabad e o Aeroporto Internacional Imam Khomeini, localizados na capital Teerã, voltarão ao normal. Da mesma forma, os aeroportos do norte, leste, oeste e sul do Irã também reiniciarão as operações.

Aeroportos iranianos voltam a operar após ‘Guerra de 12 dias’
Standardwhale / Wikimedia Commons
Aeroportos funcionarão das 5h às 18h
As informações indicam que os aeroportos de Teerã funcionarão das 5h às 18h, horário local. O espaço aéreo oriental estará disponível para voos domésticos, estrangeiros e internacionais de trânsito 24 horas por dia, enquanto as áreas central e oeste estarão abertas para voos internacionais de trânsito.
Os aeroportos de Isfahan e Tabriz, localizados no centro e noroeste do Irã, devem retomar as operações assim que a preparação da infraestrutura afetada pelo conflito for concluída.
Antes que os voos fossem totalmente autorizados a retomar em todo o país, apenas a parte oriental havia sido autorizada a retomar as operações, de acordo com o porta-voz do Ministério de Estradas e Desenvolvimento Urbano, Majid Akhaván.
O espaço aéreo havia sido fechado em 13 de junho devido à agressão militar do exército israelense, que culminou em 12 dias de guerra, finalizada após cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos.