Israel ataca centro de ajuda humanitária em Gaza e mata 35 palestinos
Distribuição é administrada pela Fundação Humanitária de Gaza, apoiada por Tel Aviv e Washington; Unicef e autoridade local denunciam ações militares israelenses
O exército de Israel matou 35 civis palestinos nesta sexta-feira (20/06), e deixou mais de 40 feridos, durante um ataque ao centro de ajuda humanitária que fica próximo ao Corredor Netzarim, no centro da Faixa de Gaza.
O ativista Ismail al-Thawabta, diretor do Gabinete de Imprensa da Autoridade palestina na Faixa de Gaza, afirma que as mortes de palestinos durante a distribuição de ajuda humanitária a pessoas em extrema necessidade “passaram a ser constantes desde que a Fundação Humanitária para Gaza (GHF, por sua sigla em inglês) iniciou a distribuição desses itens, em 27 de maio”.
Vale lembrar que a GHF é uma entidade com sede nos Estados Unidos e criticada por sua ligação com a Casa Branca e com o governo de Israel.
“O número total de pessoas que foram mortas enquanto buscavam ajuda humanitária é de 409, além de mais de 3 mil que ficaram feridas, desde que eles (GHF) assumiram a distribuição da ajuda”, contabilizou o funcionário da administração de Gaza.
Unicef
Além da autoridade local de Gaza, representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Adolescência (Unicef), também criticou a ação da GHF, não só pelos problemas na distribuição de alimentos e medicamentos, mas também pela distribuição de água.
O porta-voz da Unicef, James Elder, alertou sobre o fato de que “apenas 40% das instalações de produção de água potável disponibilizadas pela GHF permanecem funcionais”.

Palestinos esperam por entrega de alimentos em centro de ajuda humanitária na Faixa de Gaza
UN News
“Essa situação precisa ser solucionada com urgência, ou em breve teremos crianças que começarão a morrer de sede”, afirmou Elder.
O representante do fundo pertencente à Organização das Nações Unidas (ONU) relatou sobre uma visita que fez recentemente a Gaza, na qual conheceu “diversos casos de pessoas que foram feridas a bala enquanto tentava adquirir os produtos que precisam para sobreviver”.
“O sistema de distribuição (da GHF) está agravando uma situação que já era desesperadora”, comentou o porta-voz da Unicef.
Outros ataques
Segundo o canal catari Al Jazeera, jatos israelenses também bombardearam uma casa a oeste do bairro de Deir el-Balah, no centro de Gaza, matando pelo menos oito pessoas e ferindo mais de 20.
O Ministério da Saúde de Gaza também informa que foi registrado o número total de 70 mortes provocadas pelos ataques israelenses contra o território palestino na jornada desta sexta-feira (20/06), apesar de que essa cifra pode aumentar durante as últimas horas do dia.
Com informações de Al Jazeera e ANSA.