Em entrevista exclusiva para Opera Mundi, um dos líderes do Hamas, Osama Hamdan, explicou a cautela que o grupo palestino tem demonstrado com relação à capacidade de Israel em não cumprir os termos do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza, vigente entre as partes desde 19 de janeiro.
Em um trecho da entrevista, que vai ao ar na sexta-feira (14/02), às 11h, no Youtube de Opera Mundi, o jornalista Breno Altman perguntou ao líder palestino se ele acredita que o cessar-fogo será totalmente respeitado por ambas as partes, principalmente se Tel Aviv “poderia quebrar o cessar-fogo, por exemplo, quando todos os reféns forem devolvidos?”.

Hamdan respondeu a “experiência como palestinos” aponta que os israelenses “não respeitam nenhum tipo de acordo ou arranjo”.
“Vamos falar sobre, por exemplo, o Acordo de Oslo. Deveria ter sido encerrado depois de cinco anos com o Estado palestino. Isso não aconteceu. Isso não aconteceu depois de mais de 30 anos da assinatura do acordo”, recordou o membro do escritório político do Hamas.
Segundo ele, os palestinos estão respeitando todos os acordos e seguirão respeitando: “se você quiser falar sobre o Hamas, se esse acordo fosse respeitado pelos israelenses, continuaremos trabalhando com base neste acordo. Se não o fizeram, se eles voltassem a atacar os palestinos, a ação normal seria fazer o melhor para proteger nosso povo”.
Hamdan concluiu o tema dizendo que “aquele que pode violar esse acordo é o lado israelense. Nós anunciamos e mantivemos anunciando que vamos respeitar o que assinamos, mas isso é limitado pela reação israelense”.
O conteúdo completo da entrevista com Osama Hamdan estará disponível nesta sexta, no canal do YouTube de Opera Mundi.
Esta será a segunda entrevista de Breno Altman com a liderança palestina. A primeira foi transmitida em outubro de 2023, após o começo do massacre de Israel em Gaza.