Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
APOIE
Menu

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, nesta quinta-feira (22/01), com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas. Na ligação, os líderes discutiram a situação na Faixa de Gaza, enclave palestino que foi praticamente destruído pelas forças militares de Israel ao logo dos últimos anos, com mais de 68 mil mortos.

Em outubro do ano passado, o governo israelense e o grupo político armado Hamas, que governa o território, assinaram um acordo de cessar-fogo para interromper o derramamento de sangue, que vitimou especialmente mulheres e crianças palestinas.

Tudo que a grande mídia não mostra, do seu jeito.

Ícone Newsletter

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.
Ícone WhatsApp

Canal do WhatsApp

O mundo em movimento direto no seu celular. Informação pronta para compartilhar
Ícone YouTube

OM no YouTube

Opinião, contexto e coragem jornalística. Tudo no nosso canal. Sintonize em Opera Mundi

“Ao expressar satisfação quanto ao cessar-fogo obtido em Gaza, o presidente Lula consultou o presidente Abbas sobre as perspectivas de reconstrução da região e reiterou o compromisso brasileiro com a paz no Oriente Médio. Ambos trocaram impressões sobre o plano de paz em curso e acordaram continuar mantendo contato sobre o tema”, disse o Planalto, em nota, sem dar mais detalhes.

Apesar do cessar-fogo, bombardeios e tiroteios têm sido registrados em Gaza recentemente, segundo relatos de integrantes de agências das Nações Unidas que atuam na região.

Mais lidas

Além disso, as conversas ocorreram no mesmo momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou o chamado “Conselho de Paz” para Gaza.

Lula e presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas 
Ricardo Stuckert/PR

Vale ressaltar, que ainda nesta quinta-feira Lula e o premiê da Índia, Narendra Modi discutiram a situação na Faixa de Gaza e temas da agenda global em conversa telefônica.

Segundo um comunicado divulgado pelo Palácio do Planalto, Lula e Modi “trocaram impressões sobre a situação global” e “reafirmaram sua convicção quanto à necessidade de uma reforma das Nações Unidas”.

Os líderes também conversaram sobre os preparativos para a visita de Estado do presidente Lula a Nova Délhi, prevista para ocorrer entre os dias 19 e 21 de fevereiro.

(*) Com Agência Brasil e Ansa.