Lula se emociona ao denunciar ‘genocídio premeditado’ de Israel em Gaza
Em Paris, presidente reforçou necessidade de maior integração no Conselho da ONU e criticou autoridades israelenses e norte-americanas por ameaçarem ocupar enclave
Em discurso público nesta quinta-feira (05/06), o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, denunciou o que ele chamou de “genocídio premeditado” de Israel contra os palestinos na Faixa de Gaza. A fala aconteceu durante uma coletiva realizada em Paris, ao lado de seu homólogo da França, Emmanuel Macron, no marco de uma visita de Estado.
“Sinceramente, não é nem como presidente do Brasil, é como ser humano: não é possível a gente aceitar uma guerra que não existe. É um genocídio premeditado de um governante de extrema direita, que está fazendo uma guerra, inclusive, contra os interesses de seu próprio povo”, afirmou, emocionado.
Em sua exposição, o mandatário brasileiro voltou a exigir uma mudança no Conselho das Nações Unidas (ONU), ao sustentar que o órgão internacional precisa de maior integração. Segundo ele, há necessidade que se tenha “a mesma ONU que teve autoridade para criar o Estado de Israel” para a preservação da área demarcada em 1967, prevendo o reconhecimento do Estado palestino.
“Não podemos tratar os palestinos como se fossem cidadãos de segunda ou terceira categoria. São seres humanos que querem viver como nós”, declarou.

Ricardo Stuckert/PR
Após criticar as ameaças de ocupação do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, Lula também mencionou que “o outro diz que quer fazer um hotel, uma área de lazer” no enclave, referindo-se ao plano anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, meses atrás. O projeto foi condenado pela comunidade internacional e classificado de “limpeza étnica” pela ONU.
“Desculpe a emoção, é triste saber que o mundo se cala diante de um genocídio em que a grande vítima não é um soldado, mas mulheres e crianças”, destacou Lula, que ainda cobrou “indignação” da humanidade.
“Estamos vendo um genocídio na nossa cara todo santo dia, todo santo dia. Ainda ontem acho que morreram 95 pessoas. Todos inocentes e todos civis. Não tem nenhum chefe do Hamas”, disse.
O presidente brasileiro desembarcou em Paris na quarta-feira (04/06) no âmbito de uma viagem que tem como objetivo ampliar as relações bilaterais com a França e discutir alternativas para defender o meio ambiente.
