Quarta-feira, 7 de outubro de 2026
Compartilhe:

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou nesta quarta-feira (23/10) a suspensão da segunda fase da campanha contra a poliomielite na Faixa de Gaza devido à intensidade dos conflitos armados na região.

De acordo com a OMS, “os intensos bombardeios, os deslocamentos em massa e a falta de acesso à parte norte do enclave fizeram a campanha de vacinação ser adiada”.

E-mail

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.

Canal do WhatsApp O mundo em movimento direto no seu celular.
Siga
TV Opera Mundi Opinião, contexto e coragem jornalística.
Sintonize

“Com as condições atuais, torna-se impossível [tanto] para as famílias levarem suas crianças em segurança aos postos de vacinação, [quanto para os] agentes de saúde trabalharem”, acrescenta a entidade.

Cobertura especial Veja os resultados do 1° turno das Eleições Acompanhe

Somente no norte de Gaza, a segunda etapa da campanha visa imunizar cerca de 120 mil crianças de até 10 anos. No entanto, a localidade foi altamente atacada neste mês por tropas israelenses, que também bloquearam boa parte dos principais acessos à região, impedindo até mesmo a chegada de ajuda humanitária por semanas.

UNRWA
Somente no norte de Gaza, segunda etapa da campanha visa imunizar cerca de 120 mil crianças de até 10 anos

Em setembro passado, quando aconteceu a primeira fase da vacinação contra a doença, mais de 560 mil menores palestinos receberam a dose após pausas humanitárias acordadas entre Israel e o grupo Hamas.

Em meio à crise sanitária provocada pela violência israelense no enclave palestino, o vírus da pólio, que pode causar deformidades, paralisia e levar à morte, voltou a circular em Gaza após 25 anos sem relatos da doença.

A doença é altamente infecciosa, podendo ser transmitido através de esgotos e água contaminada, algo comum no enclave na atualidade.

(*) Com Ansa

Mais lidas