O Paraguai mudou oficialmente o endereço de sua embaixada em Israel, que passou a funcionar na cidade de Jerusalém.
A mudança foi oficializada nesta quinta-feira (12/12), em cerimônia que contou com a presença do presidente paraguaio, Santiago Peña, e do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
Durante o evento, Peña afirmou que a medida foi tomada para “deixar para trás aquela imagem isolada do Paraguai, queremos jogar nas grandes ligas, queremos levantar a voz e defender aquilo em que acreditamos”.
Em outro momento, o mandatário sul-americano afirmou que “estaremos ao lado de Israel, não importa o que aconteça”.
Por sua parte, Netanyahu enfatizou o fato de o Paraguai reconhecer Jerusalém como capital do seu país. “Vocês reconhecem a verdade: Jerusalém sempre será sempre a capital de Israel, isso nunca mudará”.
Durante a cerimônia, os líderes dos dois países também assinaram acordos de cooperação estratégica no âmbito tecnológico e cultural.
O Paraguai se tornou o primeiro país a tomar esta decisão desde outubro de 2023, quando teve início o conflito na Faixa de Gaza, com o ataque do Hamas ao território israelense e a posterior reação militar de Tel Aviv, que já causou a morte de mais de 44 mil pelestinos, segundo registros oficiais – algumas entidades alegam que o número total de vítimas, incluindo as mortes indiretas e pessoas desaparecidas nos escombros pode ser até três vezes maior.