Quarta-feira, 9 de julho de 2025
APOIE
Menu

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, negou ter conversado com o candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, a respeito de um cessar-fogo na Faixa de Gaza.

“Contrariamente ao que foi reportado pela imprensa [norte-americana], o primeiro-ministro não falou ontem com o ex-presidente Trump”, diz um comunicado do gabinete de Netanyahu.

A informação havia sido divulgada pelo site Axios e, inicialmente, o governo israelense não negou o telefonema, enquanto a campanha de Trump se recusou a comentar a notícia.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se
Israel Ministry of Foreign Affairs/Flickr
Netanyahu pode estar adiando cessar-fogo para esperar resultado das eleições nos EUA e uma possível vitória de Trump

Segundo o portal, a conversa teria acontecido por telefone com o objetivo de “encorajar” Netanyahu a aceitar um acordo com o grupo palestino Hamas. No entanto, o teor da suposta conversa não foi divulgado de forma oficial.

Analistas internacionais avaliam que Netanyahu pode estar adiando um cessar-fogo para esperar o resultado das eleições nos EUA e uma possível vitória de Trump, que poderia criar um cenário mais favorável para o atual governo israelense.

(*) Com Ansa