O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, negou ter conversado com o candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, a respeito de um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
“Contrariamente ao que foi reportado pela imprensa [norte-americana], o primeiro-ministro não falou ontem com o ex-presidente Trump”, diz um comunicado do gabinete de Netanyahu.
A informação havia sido divulgada pelo site Axios e, inicialmente, o governo israelense não negou o telefonema, enquanto a campanha de Trump se recusou a comentar a notícia.
Segundo o portal, a conversa teria acontecido por telefone com o objetivo de “encorajar” Netanyahu a aceitar um acordo com o grupo palestino Hamas. No entanto, o teor da suposta conversa não foi divulgado de forma oficial.
Analistas internacionais avaliam que Netanyahu pode estar adiando um cessar-fogo para esperar o resultado das eleições nos EUA e uma possível vitória de Trump, que poderia criar um cenário mais favorável para o atual governo israelense.
(*) Com Ansa