Movimentos sociais organizam ato em SP pelos 77 anos da Nabka, a catástrofe palestina
Manifestação será neste sábado (17) para denunciar genocídio palestino, exigir cessar-fogo e fim de relações entre Brasil e Israel
A cidade de São Paulo recebe, neste sábado (17/05), um ato unificado em solidariedade aos 77 anos da Nakba, a catástrofe causada pela expulsão do povo palestino de seu território para a criação do Estado de Israel em 1948. Em 15 de maio daquele ano foi marcada a data em que 78% do território palestino foi ocupado para que o país colonialista passasse a existir.
Com concentração a partir das 15h em frente ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), o ato tem “sentido de urgência” em meio ao genocídio promovido por Israel na Faixa de Gaza. A guerra de Tel Aviv ” já matou pelo menos 14% da população local – mais de 300 mil palestinos –, a maioria mulheres e crianças, seja por bombardeios, balas, fome, sede ou falta de tratamento médico e condições sanitárias, impostos pelo bloqueio criminoso da ocupação israelense”, defende a organização do ato.
Organização, esta, que é “amplamente unificada”, segundo uma das representantes, a jornalista palestino-brasileira, Soraya Misleh: “reúne organizações que compõem a Frente em Defesa do Povo Palestino São Paulo, brasileiras e da comunidade árabe-palestina e islâmica, juntamente com os movimentos da Alba. Entre as organizações, MST, Marcha Mundial de Mulheres, CTB, Cebrapaz, Frente Brasil Popular, entre outras”.

Rovena Rosa/Agência Brasil
Além de denunciar a limpeza étnica acelerada na Cisjordânia, exigindo o cessar-fogo e o levantamento do bloqueio israelense, manifestação também pretende demandar pelo BDS (boicote, desinvestimento e sanções) a Israel.
Por fim, o ato vai instar ao governo brasileiro que imponha embargo militar e energético contra Tel Aviv, com quem tem acordos comerciais e militares, e exigir “à ruptura de relações com o estado sionista – em cumprimento à Convenção de Combate e Prevenção ao Genocídio, da qual o Brasil é signatário”.
Serviço
Ato unificado “77 anos da Nakba, não esquecer, resistir”
Quando: 17 de maio de 2025 (sábado), 15h
Local: Concentração em frente ao MASP, na Avenida Paulista
