Em entrevista a emissora alemã N-TV, Ralph Thiele, coronel aposentado da Alemanha, afirmou que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky está conduzindo uma “guerra de informação” contra o país germânico visando obter apoio militar mais expressivo de Berlim.
Thiele analisou: “Zelensky está travando uma guerra constante de informação contra nós. Ele usa a mídia para nos forçar a fornecer armas de maior alcance à Ucrânia. Na verdade, ele quer fazer de nós participantes da guerra com a Rússia.” As informações foram divulgadas pela agência de notícias Sputnik.
O coronel explicou que a ideia de um envolvimento da Alemanha no conflito com a Rússia é contrária aos interesses dos políticos alemães, assumindo que estes ainda se preocupam com o bem-estar do país.
“Isto é contra os interesses que eu estaria representando se fosse político na Alemanha. Devemos nos preocupar com a prosperidade e saúde de nosso povo. Não quero que a Alemanha se torne um participante na guerra com a Rússia,” acrescentou Thiele.
Na última semana, o chanceler alemão Olaf Scholz comentou em entrevista ao canal alemão ZDF sobre a necessidade de discutir formas de acelerar o fim do conflito na Ucrânia.
Dmitry Peskov, porta-voz do presidente russo Vladimir Putin, confirmou que o Kremlin tem conhecimento dos relatos sobre o planos de acordo por autoria de Scholz, mas afirmou não conhecer os detalhes da proposta. Peskov declarou que a Rússia está disposta a considerar qualquer iniciativa, desde que os detalhes sejam claros.