Terça-feira, 13 de janeiro de 2026
APOIE
Menu

O enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, qualificou como “produtivas e construtivas” as negociações com o representante da Rússia, Kirill Dmitriev; e com a delegação da Ucrânia e países europeus ocorridas em Miami, na Flórida. Os encontros ocorreram separadamente na sexta-feira (19/12) e durante o final de semana.

Witkoff recebeu o representante do Kremlin, Kirill Dmitriev, neste final de semana, para debater os termos do acordo de paz proposto pelo governo Trump para o conflito na Ucrânia.

Tudo que a grande mídia não mostra, do seu jeito.

Ícone Newsletter

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.
Ícone WhatsApp

Canal do WhatsApp

O mundo em movimento direto no seu celular. Informação pronta para compartilhar
Ícone YouTube

OM no YouTube

Opinião, contexto e coragem jornalística. Tudo no nosso canal. Sintonize em Opera Mundi

“Nos últimos dois dias na Flórida, o enviado especial russo Kirill Dmitriev realizou reuniões produtivas e construtivas com a delegação norte-americana para avançar o plano de paz do presidente Trump sobre a Ucrânia”, escreveu Witkoff, na plataforma X.

Além dele, o genro de Trump, Jared Kushner, e o funcionário da Casa Branca Josh Gruenbaum participaram da reunião. “A Rússia permanece totalmente comprometida em alcançar a paz na Ucrânia”, afirmou Witkoff, acrescentando que Moscou “valoriza muito os esforços e o apoio dos Estados Unidos” na resolução do conflito e na restauração da segurança global.

Mais lidas

EUA consideram produtivas as negociações com Rússia e Ucrânia sobre acordo de paz
White House / Flickr

Não foram divulgados resultados concretos das reuniões, mas Washington e Moscou indicaram a possibilidade de novos contatos. Após o encontro, Dmitriev também se manifestou publicamente: “obrigado, Miami. Na próxima entrevista: Moscou”, publicou nas redes sociais.

Sugestões sobre a possibilidade de uma reunião tripartite entre Estados Unidos, Rússia e Ucrânia foram apresentadas, mas descartadas por Moscou. A única vez em que os presidentes Volodymyr Zelensky (Ucrânia) e Vladimir Putin (Rússia) se encontraram foi em Paris, em dezembro de 2019.

Delegação ucraniana

Na sexta-feira (19/12), também em Miami, Witkoff participou de outra rodada de negociações sobre a trégua na região, envolvendo representantes da Ucrânia, dos Estados Unidos e conselheiros de segurança nacional do Reino Unido, França e Alemanha.

À frente da delegação ucraniana estava o principal negociador do país, Rustem Umerov. Witkoff divulgou um comunicado afirmando que as negociações com a Ucrânia também foram “produtivas e construtivas”.

No texto, ele afirma que a  prioridade é “acabar com as mortes, garantir a segurança e criar condições para a recuperação, estabilidade e prosperidade a longo prazo da Ucrânia”.

O foco do encontro foi alinhar o plano de Trump ao plano de paz de Kiev e seus apoiadores europeus. “A Ucrânia permanece totalmente comprometida com a conquista de uma paz justa e sustentável”, disse Witkoff, outra  publicação na plataforma X.