Quarta-feira, 26 de março de 2025
APOIE
Menu

Uma pesquisa da AtlasIntel nos Estados Unidos revelou que 66,5% dos norte-americanos aprovam a decisão do presidente Donald Trump em iniciar as negociações com a Rússia para encerrar o conflito na Ucrânia, deflagrado em 24 de fevereiro de 2022.

Os dados mostraram que 29% da população é contrária à iniciativa do republicano, que concordou com seu homólogo russo, Vladimir Putin, em “iniciar imediatamente” as negociações pelo fim do conflito durante uma ligação em 12 de fevereiro. Os demais 4,5% entrevistados declararam não saber sua opinião sobre o assunto.

Por outro lado, 62,1% da população dos Estados Unidos discorda que o governo ucraniano seja excluído das negociações para cessar-fogo. A maioria, 54,8%, também rejeita que a União Europeia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sejam afastadas do processo.

Outro assunto sobre a OTAN abordado pelos dados é a exclusão de uma via para adesão da Ucrânia à aliança militar ocidental, um dos principais motivos que levaram ao início do conflito: 49,9% desaprova, 32,6% aprova e 17,5% não opinou.

RS/ Fotos Públicas
Trump concordou Vladimir Putin em “iniciar imediatamente” as negociações pelo fim do conflito durante uma ligação em 12 de fevereiro

A pesquisa também revela que 78,3% da população dos Estados Unidos ainda vê a Rússia como principal responsável pelo atual conflito, apesar de Trump considerar Kiev a culpada. Posição que ficou clara na discussão que teve com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na última sexta-feira (28/03), em Washington, no âmbito de um encontro para assinatura de um acordo para que os EUA pudessem explorar minerais na Ucrânia.

Sobre a exploração de minérios ucranianos a população norte-americana se divide: 45,6% defende que os EUA devem pedir compensação a Kiev por toda assistência militar oferecida até o momento, durante o governo do ex-presidente Joe Biden (2021-2025). 46,6% rejeitam a ideia e 7,8% não sabe opinar.

Apesar da proximidade entre Trump e Putin e o recente tratamento que o republicano concedeu a Zelensky, 50,4% dos norte-americanos têm uma “imagem positiva” do mandatário ucraniano. Contudo, a porcentagem que tem uma “imagem negativa” ou não opinou não é baixa, juntas reúnem 49,6%.

Quando o assunto é a opinião popular norte-americana sobre Putin, o cenário muda: 85,5% têm uma imagem negativa do presidente russo. Apenas 5,7% o veem positivamente e 8,8% não tem uma opinião.

A pesquisa da AtlasIntel foi realizada entre as últimas segunda (24/02) e quinta-feira (27/02) com uma amostra de 2.849 pessoas.