Quinta-feira, 5 de março de 2026
APOIE
Menu

A Rússia ainda aguarda que a Ucrânia apresente as datas para a próxima rodada de negociações em Istambul, segundo informou o porta-voz da Presidência russa, Dmitry Peskov.

“Como o presidente [Vladimir Putin] disse na semana passada, estamos aguardando uma proposta ucraniana com possíveis datas. Assim que forem acordadas – e esperamos que isso aconteça –, faremos um anúncio”, declarou o representante do Kremlin.

Tudo que a grande mídia não mostra, do seu jeito.

Ícone Newsletter

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.
Ícone WhatsApp

Canal do WhatsApp

O mundo em movimento direto no seu celular. Informação pronta para compartilhar
Ícone YouTube

OM no YouTube

Opinião, contexto e coragem jornalística. Tudo no nosso canal. Sintonize em Opera Mundi

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, confirmou que seu país também aguarda a definição do cronograma para a terceira rodada de negociações na capital turca.

“A Rússia manifestou prontidão para realizar uma terceira rodada de negociações. Agora, aguardamos uma resposta do lado ucraniano”, disse o chanceler turco, em declarações à emissora TRT Haber após participar da cúpula do BRICS no Brasil.

Mais lidas

Segundo Peskov, datas da terceira rodada de negociações com a Ucrânia em Istambul serão anunciadas assim que definidas 
http://en.kremlin.ru/

O ministro descreveu como “bem-sucedidas” as duas rodadas anteriores de negociações diretas em Istambul sobre a guerra na Ucrânia.

“As duas rodadas anteriores permitiram uma troca recorde de prisioneiros de guerra e a repatriação de corpos de soldados mortos”, destacou. Segundo ele, ambos os lados estão satisfeitos com os avanços humanitários do processo.

No entanto, Fidan ressaltou que “a questão agora é como garantir um cessar-fogo, permanente ou temporário, e se isso será decidido em uma cúpula com os líderes [Putin e Volodymyr Zelensky] ou durante as negociações. As discussões sobre esse ponto seguem em andamento, mas as partes têm visões diferentes”.

Rússia e Ucrânia realizaram duas rodadas de negociações em Istambul, nos dias 16 de maio e 2 de junho. Após os encontros, concordaram com uma troca de prisioneiros na proporção de 1.000 para 1.000, incluindo a libertação de todos os militares doentes e soldados com menos de 25 anos.

(*) Com informações da TASS