Domingo, 20 de abril de 2025
APOIE
Menu

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou neste sábado (29/03), seus planos para uma viagem à Rússia no mês de maio para a comemoração dos 80 anos do Dia da Vitória da Segunda Guerra Mundial, e que planeja discutir esforços de paz para o fim da guerra na Ucrânia.

“Eu já tive a oportunidade de ligar para o [presidente russo Vladimir] Putin, dizer a ele que era importante voltar à política e encontrar um caminho para solução. Eu pretendo ir à Rússia dia 9 de maio para a comemoração dos 80 anos da vitória da Segunda Guerra Mundial. Depois vou à China. E em todos esses fóruns vou tentar discutir a questão da paz”, garantiu o mandatário durante coletiva de imprensa no decorrer da sua visita de Estado ao Vietnã.

Lula ainda refletiu sobre os esforços do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para alcançar um cessar-fogo entre Moscou e Kiev: “Eu poderia ser radical contra o Trump. Mas na medida que ele toma decisão de discutir a paz na Ucrânia, que o [ex-presidente Joe] Biden deveria ter tomado, sou obrigado a dizer que nesse aspecto, o Trump está no caminho certo”.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se
Ricardo Stuckert / PR
Presidente Lula garantiu que debaterá paz na Ucrânia em suas próximas viagens internacionais

O líder brasileiro ainda disse que “há três anos” já se falava sobre a importância de conversar não apenas como [o presidente ucraniano Volodymyr] Zelensky sobre negociações de paz, como a Europa fazia. “Em um conflito, não tem que conversar só com um, mas com os dois’, advertiu.

“Agora a Europa não quer ficar de fora e quer que o Zelensky entre também. E eu acho que tem que entrar. Devemos coloca-los à mesa, com quem eles convidarem para participar,  parar de atirar, começar a plantar comida e discutir paz”, concluiu Lula.

(*) Com Sputnik