Em telefonema nesta quarta-feira (18), o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva conversou com seu homólogo russo, Vladimir Putin, sobre diversos temas de interesse mútuo. Durante a conversa, Putin expressou sua solidariedade ao Brasil pelo enfrentamento dos incêndios florestais que têm afetado o país.
Os dois líderes também trataram da cúpula do BRICS, que ocorrerá no próximo mês em Kazan, na Rússia, e conversaram sobre as relações bilaterais entre Brasil e Rússia.
Também foi abordada a proposta de paz apresentada pelo Brasil e pela China, para tentar mediar o conflito entre Rússia e Ucrânia.
Em sua participação no 4º Fórum Feminino Euroasiático e no 1º Fórum Feminino do BRICS, também nesta quarta-feira, Putin mencionou a conversa telefônica que teve com Lula, destacando o fortalecimento da cooperação dentro do BRICS e a discussão de questões importantes para ambos os países.
“Muitas iniciativas concretas foram lançadas nos fóruns anteriores, incluindo o fortalecimento da cooperação dentro do BRICS e do Women 20. Agora, discutimos todas essas questões com o presidente do Brasil”, declarou o russo durante a sessão plenária do evento.
O Planalto brasileiro confirmou o telefonema, e destacou o gesto de solidariedade de Putin em relação aos incêndios no Brasil.