O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se reuniu com o chanceler russo, Serguei Lavrov, nesta segunda-feira (09/09) na capital da Arábia Saudita, Riad. De acordo com comunicado da diplomacia russa, os ministros discutiram a crise da Ucrânia e a relação bilateral entre os dois países.
“Os chefes dos departamentos de política externa abordaram o tema da interação entre Moscou e Brasília em plataformas multilaterais, principalmente na ONU, no Brics e no G20. Discutimos separadamente os problemas da crise ucraniana”, diz a nota do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
O comunicado da chancelaria russa também destacou que a reunião dos ministros “transcorreu em um ambiente construtivo” e foram discutidas medidas específicas para desenvolver as relações russo-brasileiras.
Durante o encontro, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, presenteou o seu colega russo, Serguei Lavrov, com uma camisa da seleção brasileira com o autógrafo do jogador Vinicius Júnior. “Foi assinada pelo Vini Júnior, um dos jogadores da seleção”, disse o chefe do Itamaraty, citado pela agência estatal russa Ria Novosti. Lavrov respondeu que Vinicius Júnior é um dos seus jogadores favoritos.
O encontro aconteceu no âmbito da reunião ministerial do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), na Arábia Saudita, na qual Brasil e Rússia participaram como países convidados. Lavrov também se reuniu com o ministro dos Negócios Estrangeiros indiano, Subrahmanyam Jaishankar, que, por sua vez, também abordou a questão dos esforços do país para mediar a crise ucraniana.
Paralelamente, o assessor especial da Presidência da República, o embaixador Celso Amorim, realiza uma viagem de trabalho a Moscou, onde deve participar de reuniões sobre o Brics nos dias 10 e 11 de setembro. É a terceira viagem de Celso Amorim à Rússia durante a sua atuação como assistente no terceiro mandato do presidente Lula. Detalhes da agenda de Amorim na Rússia não foram divulgados.