Quinta-feira, 14 de maio de 2026
APOIE
Menu

O presidente do Parlamento ucraniano, Ruslan Stefanchuk, informou que três ministros do país se demitiram nesta terça-feira (03/09). Oleksandr Kamyshin, ministro das Indústrias Estratégicas de Kiev, responsável pela supervisão da produção de armas para a guerra contra a Rússia, foi um dos que renunciaram ao cargo.

“Continuarei trabalhando no setor de defesa, mas em uma função diferente”, escreveu o ex-ministro, que estava no cargo desde março de 2023, no aplicativo de mensagens Telegram.

Tudo que a grande mídia não mostra, do seu jeito.

Ícone Newsletter

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.
Ícone WhatsApp

Canal do WhatsApp

O mundo em movimento direto no seu celular. Informação pronta para compartilhar
Ícone YouTube

OM no YouTube

Opinião, contexto e coragem jornalística. Tudo no nosso canal. Sintonize em Opera Mundi

Além dele, os ministros da Justiça e do Meio Ambiente, Denys Maliuska e Ruslan Strilets, respectivamente, também deixaram a liderança das pastas. Assim, mais de um terço dos ministérios ucranianos ficaram sem comando.

President Of Ukraine/Flickr
Saídas aumentaram incertezas em torno do governo do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky,

As saídas dos ministros aumentaram as incertezas em torno do governo do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. A agência britânica Reuters classificou as demissões como “um abalo governamental em um momento crítico da guerra com a Rússia”.

Mais lidas

A agência também apontou que o primeiro-ministro do país, Denys Shmyhal, apontou para “a possibilidade de racionalizar o governo e de reunir várias pastas num único ministério”.

Por sua vez, Zelensky pretende preencher os ministérios nos próximos dias, antes de sua viagem para os Estados Unidos para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas, com início na próxima terça-feira (10/09).

(*) Com Ansa