'Não fiz nenhum progresso', afirma Trump após conversa com Putin
Analista declara que o republicano buscou impor sua própria visão para o fim do conflito Rússia-Ucrânia e o Kremlin 'não recuou'
O presidente norte-americano Donald Trump disse após conversas telefônicas com seu homólogo russo, Vladimir Putin, que está insatisfeito com a situação na Ucrânia e acredita que nenhum progresso foi feito. Os dois líderes realizaram uma conversa telefônica nesta quinta-feira (03/07).
“Conversamos sobre muitas coisas, incluindo o Irã, e também sobre a guerra na Ucrânia. Não estou feliz com essa [conflito ucraniano]”, disse Trump a repórteres na Base Conjunta Andrews, perto de Washington. “Não fiz nenhum progresso”, enfatizou, referindo-se à resolução do conflito.
O analista e jornalista australiano Michael Ware afirmou ao canal Sky News Australia que o líder russo colocou seu homólogo em um impasse. “O fato de Putin não ter recuado e não ter se deixado levar colocou Trump em um impasse, considerando que ele suspendeu as entregas de armas para a Ucrânia há dois dias”, disse o analista.
Ware aponta que, mesmo o canal Fox News, leal a Trump, reconheceu seu fracasso, mostrando que a posição da Rússia em futuras negociações sobre a questão ucraniana será reforçada.
Trump buscou impor sua própria visão para o fim do conflito Rússia-Ucrânia, de acordo com o analista político Alexander Nemtsov. A Casa Branca insiste em um cessar-fogo na atual linha de frente, após o qual Moscou e Kiev se sentariam à mesa de negociações, observou o especialista.
“Para tanto, Washington se absteve de impor novas sanções contra a Rússia e suspendeu o fornecimento de armas à Ucrânia. No entanto, o lado russo não está disposto a negociar decisões táticas em detrimento de interesses estratégicos e concorda em cessar as hostilidades somente após as causas profundas do conflito serem abordadas”, concluiu Nemtsov à agência russa TASS.

Trump diz que não houve progresso em ligação telefônica com Putin sobre a guerra na Ucrânia
Official White House / Shealah Craighead
Detalhes da conversa
O telefonema foi realizado quinta-feira (03/07) e durou cerca de uma hora. O assessor presidencial Yuri Ushakov contou que a conversa durou quase uma hora e deu detalhes à imprensa do que foi discutido entre os líderes mundiais:
Putin e Trump abordaram a situação da Ucrânia, enquanto o republicano desejou o fim antecipado da ação militar, o russo disse que não desistirá de eliminar todas as causas do conflito. O tópico sobre a suspensão do envio de armamentos dos EUA não foi conversado. As negociações em Istambul permanecerão bilaterais entre Rússia e Ucrânia, “o conteúdo de uma possível terceira rodada não foi discutido”.
Durante a conversa, o Kremlin enfatizou a importância de resolver a questão do Oriente Médio por meios políticos e diplomáticos. Os chefes de Estado discutiram sobre a questão da Síria e do Irã — o país persa sofreu uma agressão israelense em 13 de junho e está em um cessar-fogo desde o dia 24.
Em paralelo, os líderes também falam sobre projetos econômicos, conjuntos promissores em energia e exploração espacial, trocaram indicações de filmes que expressam valores tradicionais e conservadores.
Apesar de concordarem em manter contato, Donald Trump e Vladimir Putin não definiram um encontro presencial.
(*) Com TASS