Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
APOIE
Menu

As negociações trilaterais sobre a guerra na Ucrânia, realizadas em Abu Dhabi, estão programadas para continuar em 1º de fevereiro, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a jornalistas nesta quarta-feira (28/01). “As negociações estão agendadas para 1º de fevereiro. Isso é provisório, mas é assim que presumimos por enquanto”, acrescentou.

“O trabalho continua. É positivo que tenha começado com contatos diretos, ainda que em um nível técnico muito complexo”, observou o porta-voz.

Tudo que a grande mídia não mostra, do seu jeito.

Ícone Newsletter

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.
Ícone WhatsApp

Canal do WhatsApp

O mundo em movimento direto no seu celular. Informação pronta para compartilhar
Ícone YouTube

OM no YouTube

Opinião, contexto e coragem jornalística. Tudo no nosso canal. Sintonize em Opera Mundi

Peskov também afirmou que a Rússia não discutirá nenhum documento específico sobre o acordo com a Ucrânia: “Não estamos discutindo nenhuma lista de documentos. Acreditamos que tudo deve ser feito discretamente, a portas fechadas, que é o que está acontecendo agora”.

O assessor do Kremlin, Yury Ushakov, afirmou que há um convite aberto para que Vladimir Zelensky vá a Moscou conversar com o presidente russo Vladimir Putin.

Mais lidas

Ushakov admitiu que o tema não é novo e que foi abordado repetidamente nas conversas telefônicas entre Putin e o presidente norte-americano, Donald Trump. Durante essas ligações, Trump “propôs que estudássemos essa possibilidade”, revelou.

Duas rodadas de negociações sobre a Ucrânia ocorreram a portas fechadas em Abu Dhabi, nos dias 23 e 24 de janeiro. A equipe de negociação russa em Abu Dhabi foi liderada por Igor Kostyukov, chefe da Diretoria Principal do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia (órgão de inteligência militar).

A parte ucraniana do grupo de trabalho trilateral foi chefiada por Rustem Umerov, secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional. Em 24 de janeiro, o enviado especial do presidente dos EUA, Steve Witkoff, confirmou os planos para uma terceira rodada de negociações trilaterais na semana seguinte.

(*) com informações da RT em espanhol e Tass