Sexta-feira, 11 de julho de 2025
APOIE
Menu

O Ocidente agora “defende um cessar-fogo na Ucrânia sem pré-condições, foi exatamente isso que Zelensky recusou firmemente há alguns anos”, declarou o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov na 11ª edição das Leituras de Primakov, um fórum internacional de acadêmicos e especialistas, nesta terça-feira (24/06).

“Lembrem-se de como tudo começou. A Rússia deveria ser derrotada estrategicamente no campo de batalha. Eles praticamente gritavam e ficavam histéricos. Com o tempo, a narrativa mudou; começaram a afirmar em alto e bom som que a Rússia não deveria ter permissão para vencer na Ucrânia. Agora, imploram e exigem um cessar-fogo imediato, sem pré-condições. Foi exatamente isso que Zelensky recusou firmemente há alguns anos, quando ainda defendia o objetivo de uma derrota estratégica para a Rússia no campo de batalha”, afirmou o líder russo.

Ele reforçou que a Rússia se manteve consistente nos acordos com a Ucrânia. “O presidente Vladimir Putin reafirmou esses princípios em detalhes durante as discussões no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo”. Diferente dos governos ocidentais, em que o ministro alega que “estão em constante mudança” de opinião e “destaca o fracasso de seus planos originais”.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se
Sergey Lavrov afirma que a Rússia é constante nos acordos com a Ucrânia, diferente do Ocidente

Sergey Lavrov afirma que a Rússia é constante nos acordos com a Ucrânia, diferente do Ocidente
Sergey Fadeichev/TASS

Ataques ucranianos

O Ministério da Defesa russo informou que foram interceptados durante a noite de segunda (23/06) para terça (24/06) 20 drones não tripulados (VANTs) ucranianos sobrevoando seis regiões russas.

De acordo com o rastreio do órgão público, 14 UAVs foram abatidos sobre a região de Kursk, dois sobre a região de Moscou e um sobre cada uma das regiões de Belgorod, Bryansk, Oryol e Smolensk.

Andrey Vorobyev, governador da capital russa, declarou que duas pessoas ficaram feridas, quando um drone atingiu um prédio residencial em Krasnogorsk. Segundo as autoridades, uma mulher grávida foi hospitalizada com ferimentos e um homem de 34 anos se machucou nos braços e pernas.

Devido ao ataque, um incêndio aconteceu em um apartamento em Krasnogorsk e cerca de 100 pessoas, incluindo 30 crianças, foram evacuadas. Os moradores do prédio já retornaram a suas casas.

Restrições temporárias aos voos nos dois aeroportos de Moscou, Vnukovo e Sheremetyevo, foram implementadas, mas já estão suspensas.

(*) Com TASS