Putin fala em reforçar armamento nuclear em meio a ‘crescentes tensões e novas ameaças’
Durante exercícios conjuntos com Bielorrússia, líder do Kremlin destacou que continuidade do desenvolvimento do setor assegura soberania nacional e dissuasão estratégica
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta quinta-feira (21/05) que continuará aprimorando o nível de prontidão das forças nucleares estratégicas do país, fornecendo ao Exército nacional também novos sistemas de mísseis, “tanto estacionários quanto móveis”. A posição foi dada durante um treinamento conjunto de forças nucleares em que o líder do Kremlin e o mandatário da Bielorrússia, Aleksandr Lukashenko, acompanharam remotamente.
“Dadas as crescentes tensões no mundo e o surgimento de novas ameaças e riscos, nossa tríade nuclear deve continuar servindo como garantidora confiável da soberania do Estado da União da Rússia e Bielorrússia, garantindo o cumprimento das tarefas de dissuasão estratégica e manutenção da paridade nuclear e do equilíbrio global de poder”, afirmou.
De acordo com Putin, a Rússia também continuará desenvolvendo suas capacidades de combate em outros ramos e serviços militares, levando as experiências da operação militar especial russa na Ucrânia. No entanto, destacou que a nação não tem intenção de se envolver em uma corrida armamentista com outros países.
“Estamos trabalhando como planejado, de forma clara, coordenada”, disse, acrescentando que as atividades conjuntas fortalecem a cooperação com a Bielorrússia.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou que a sua nação continuará aprimorando o nível de prontidão das forças nucleares estratégicas
Mikhail Metzel/Escritório de Imprensa e Informação Presidencial Russo/TASS
Ataques ucranianos
Na mesma quinta-feira, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que as forças de seu país atacaram a base militar do Serviço Federal de Segurança (FSB) russo em Genicheska Hirka, na região de Kherson, deixando cerca de cem perdas, entre mortos e feridos.
A declaração foi feita na plataforma X, onde o mandatário ucraniano anexou um vídeo que mostra o momento em que drones de Kiev atingem simultaneamente edifícios do órgão responsável pela segurança interna da Rússia. “Os russos precisam sentir a necessidade de acabar com esta guerra”, disse.
Por sua vez, o Ministério da Defesa russa informou que as suas forças de defesa aérea interceptaram e destruíram um total de 121 veículos aéreos não tripulados ucranianos sobre regiões russas e águas próximas ao Mar Cáspio ao longo da última noite. De acordo com a pasta, duas pessoas morreram e várias outras ficaram feridas em um ataque com drone à cidade de Syzran, na região sudeste de Samara, na Rússia.
Três pessoas também ficaram feridas em ataques de drones na Região de Belgorod.
(*) Com Ansa, Sputnik News e TASS
























