Rússia diz que pretende iniciar negociações de paz com a Ucrânia ‘sem pré-condições’
Chefe da delegação de Moscou afirma que espera chegar a acordo com Kiev para ‘paz duradoura’ na região; diálogo acontece em Istambul, com mediação turca
O diplomata russo Vladimir Medinsky, líder da delegação enviada por Moscou para as negociações de paz com a Ucrânia, afirmou nesta quinta-feira (15/05), que o início das negociações com os representantes de Kiev foi adiado em um dia.
Em declaração ao site russo RT, Medinsky disse que a primeira reunião com a delegação ucraniana acontecerá nesta sexta-feira (16/05), às 10h, segundo a hora de Istambul (4h, noa hora de Brasília).
A cidade turca foi escolhida como sede das primeiras reuniões entre as delegações, já que a Turquia será o país mediador do diálogo, que contará com a presença do chanceler turco, Hakan Fidan.
“A delegação russa chegou a Istambul hoje sob instruções do presidente Putin, para manter negociações bilaterais diretas com a Ucrânia sem pré-condições”, afirmou Medinsky.

Ramil Sitdikov / Sputnik News
O negociador também disse que “a Rússia tem como objetivo estabelecer uma paz duradoura, eliminando as causas subjacentes do conflito” com a Ucrânia.
Delegações
A delegação russa também conta com Mikhail Galuzin, vice-ministro das Relações Exteriores; Igor Kostiukov, chefe da Direção Principal do Estado-Maior General das Forças Armadas; e Alexander Fomin, vice-ministro da Defesa.
Por sua vez, o líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, anunciou que enviará uma delegação liderada pelo ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov.
Com informações de RT.
