Sexta-feira, 11 de julho de 2025
APOIE
Menu

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou nesta sexta-feira (04/07) uma nova fase da troca de prisioneiros de guerra com a Ucrânia, tendo como base o acordo firmado nas negociações em Istambul. 

De acordo com a agência russa de notícias TASS, uma aeronave com os prisioneiros russos mantidos por Kiev pousou em Moscou, incluindo dois moradores da região de Kursk.  No entanto, nem a pasta russa ou o governo da Ucrânia informaram o número de pessoas que foram libertadas pelos dois lados nesta oitava rodada de troca. 

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, celebrou o retorno de seus cidadãos ao país. Segundo ele, “muitos estavam em cativeiro desde 2022”, primeiro ano do confronto.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Após duas rodadas de negociações em Istambul, Rússia e Ucrânia concordaram com troca de prisioneiros 
Volodymyr Zelenskyy/X

“Hoje, muitos de nossos combatentes que lutaram em diversas regiões da Ucrânia voltaram para casa, assim como alguns civis”, disse Zelensky em uma publicação na rede social X.  

O mandatário de Kiev também informou que “as trocas [com a Rússia] devem continuar”. Esta é a oitava troca de prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia,  as trocas anteriores ocorreram nos dias 9, 10, 12, 14, 19, 20 e 26 de junho.

Após duas rodadas de negociações em Istambul, os países em guerra concordaram com uma troca de prisioneiros baseada no formato “1.000 por 1.000”, bem como a troca de detidos feridos e gravemente doentes, juntamente com soldados com menos de 25 anos.

(*) Com Ansa e TASS