Rússia e Ucrânia realizam oitava troca de prisioneiros de guerra
Após rodada de negociações em Istambul, Ministério da Defesa russo anunciou aeronave trazendo militares mantidos por Kiev durante conflito
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou nesta sexta-feira (04/07) uma nova fase da troca de prisioneiros de guerra com a Ucrânia, tendo como base o acordo firmado nas negociações em Istambul.
De acordo com a agência russa de notícias TASS, uma aeronave com os prisioneiros russos mantidos por Kiev pousou em Moscou, incluindo dois moradores da região de Kursk. No entanto, nem a pasta russa ou o governo da Ucrânia informaram o número de pessoas que foram libertadas pelos dois lados nesta oitava rodada de troca.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, celebrou o retorno de seus cidadãos ao país. Segundo ele, “muitos estavam em cativeiro desde 2022”, primeiro ano do confronto.

Após duas rodadas de negociações em Istambul, Rússia e Ucrânia concordaram com troca de prisioneiros
Volodymyr Zelenskyy/X
“Hoje, muitos de nossos combatentes que lutaram em diversas regiões da Ucrânia voltaram para casa, assim como alguns civis”, disse Zelensky em uma publicação na rede social X.
Our people are home. Most of them had been held in Russian captivity since 2022.
Today, our defenders who fought for Ukraine in various regions – the Donetsk region and Mariupol, the Luhansk, Kharkiv, and Kherson regions – are coming back. These are warriors of the Armed Forces,… pic.twitter.com/HR6PCPyXGO
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) July 4, 2025
O mandatário de Kiev também informou que “as trocas [com a Rússia] devem continuar”. Esta é a oitava troca de prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia, as trocas anteriores ocorreram nos dias 9, 10, 12, 14, 19, 20 e 26 de junho.
Após duas rodadas de negociações em Istambul, os países em guerra concordaram com uma troca de prisioneiros baseada no formato “1.000 por 1.000”, bem como a troca de detidos feridos e gravemente doentes, juntamente com soldados com menos de 25 anos.
(*) Com Ansa e TASS