O governo da Rússia oficializou nesta segunda-feira (16/09) a incorporação de 180 mil novos soldados, o que significará uma elevação da quantidade de membros das Forças Armadas de 2,2 milhões para 2,4 milhões.
Com relação aos membros ativos, o aumento faz o contingente militar saltar de 1,3 milhão para 1,5 milhão de soldados e oficiais.
Com essa mudança, a Rússia passa a ter o segundo maior exército do mundo, superando os Estados Unidos (com 1,32 milhão) e a Índia (1,45 milhão), de acordo com um ranking formulado com dados oficiais publicados pelos governos de cada país.
Esse mesmo ranking, organizado pelo site Sputnik News, mostra a China como o país com o maior exército do mundo, com um contingente de 2 milhões de soldados e oficiais ativos. O quinto lugar é da Coreia do Norte, com 1,3 milhão de membros ativos.
O decreto para a incorporação de novos soldados foi assinado pelo presidente russo Vladimir Putin, e serviu para consolidar as decisões tomadas em reuniões recentes do Conselho de Segurança da Rússia.
Antes de ser tornada oficial pelo decreto de Putin, a medidas já havia sido anunciada pelo ex-presidente russo Dmitry Medvedev, na qualidade de vice-presidente do Conselho de Segurança.
Com informações de Sputnik News.