Segunda-feira, 8 de junho de 2026
APOIE
Menu

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia, de 9 a 11 de maio, em razão das celebrações do 81º Dia da Vitória na capital Moscou. De acordo com o mandatário norte-americano, o pedido foi feito “pessoalmente” a seus homólogos russo, Vladimir Putin, e ucraniano, Volodymyr Zelensky.

“Tenho o prazer de anunciar que haverá um cessar-fogo de três dias (9, 10 e 11 de maio) no confronto entre Moscou e Kiev”, escreveu o republicano na plataforma Truth Social nesta sexta-feira (08/05), acrescentando que a trégua também inclui a troca de mil prisioneiros por país. “Espero que isso marque o início do fim de uma guerra muito longa, mortal e amargamente travada”.

Tudo que a grande mídia não mostra, do seu jeito.

Ícone Newsletter

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.
Ícone WhatsApp

Canal do WhatsApp

O mundo em movimento direto no seu celular. Siga!
Ícone YouTube

OM no YouTube

Opinião, contexto e coragem jornalística. Tudo no nosso canal. Sintonize!

Trump também confirmou que as negociações para pôr fim ao “vasto conflito, o maior desde a Segunda Guerra mundial” seguem. “A cada dia nos aproximamos desse objetivo”.

Tanto a Ucrânia quanto a Rússia concordaram em apoiar a iniciativa norte-americana de estender a trégua e realizar uma troca de mil por mil prisioneiros.

Mais lidas

“Sob orientação do presidente russo Vladimir Putin, confirmo que a iniciativa do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre o cessar-fogo e a troca de prisioneiros de guerra entre Rússia e Ucrânia é aceitável para o lado russo”, disse o assessor presidencial russo Yury Ushakov à imprensa.

Rússia e Ucrânia concordam em cessar-fogo de três dias, entre 9 e 11 de maio
Alexey Konovalov/TASS

Nesta mesma sexta-feira, Putin revelou que o regime nazista foi tema de sua última conversa telefônica com Trump, realizada em 29 de abril. “Relembramos como lutamos juntos [Rússia e EUA] contra o nazismo e vencemos juntos”, contou o líder do Kremlin, citado pela agência Ria Novosti.

É neste sábado (09/05) que Moscou celebrará o 81º aniversário da vitória soviética sobre a Alemanha nazista. Diferentemente do ano anterior, a Rússia não fez convites especiais a convidados estrangeiros para o evento, embora algumas nações tenham expressado desejo de participar.

(*) Com Ansa e TASS