O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (7) que está considerando impor sanções bancárias e tarifas contra a Rússia até que um cessar-fogo e um acordo de paz sobre a Ucrânia sejam alcançados, citando o fato de que Moscou está “massacrando” as forças ucranianas no campo de batalha.
“Com base no fato de que a Rússia está absolutamente ‘massacrando’ a Ucrânia no campo de batalha neste momento, estou considerando fortemente sanções bancárias em larga escala, sanções e tarifas contra a Rússia até que um CESSAR-FOGO e um ACORDO FINAL DE PAZ SEJAM ALCANÇADOS. Para a Rússia e a Ucrânia, sentem-se à mesa agora, antes que seja tarde demais. Obrigado!!!”, declarou Trump na plataforma Truth Social.
A declaração surge após a Rússia lançar outro ataque em grande escala ao sistema energético da Ucrânia na noite desta sexta, conforme disse o ministro da Energia ucraniano, German Galushchenko, no Facebook.
De acordo com a Administração Militar Regional, uma instalação industrial crítica na região de Ternopil, no oeste da Ucrânia, foi atingida, o que pode resultar em restrições no fornecimento de gás na área.
Mais cedo, a Força Aérea da Ucrânia relatou que as forças russas lançaram vários grupos de drones de combate, além de mísseis de cruzeiro e balísticos contra alvos ucranianos.