Sexta-feira, 11 de julho de 2025
APOIE
Menu

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou nesta terça-feira (17/06) que os ataques de Israel contra as instalações nucleares do Irã podem causar impactos “imediatos e de longo prazo” na saúde das pessoas da região. 

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, publicou uma nota na rede social X advertindo que as consequências das ofensivas contra capacidades nucleares também podem causar danos ao meio ambiente.

“A escalada de violência entre Israel e o Irã é extremamente preocupante e está custando a vida de civis, incluindo crianças. O número crescente de civis feridos também é preocupante”, acrescentou, ao fazer um apelo pela paz na região. 

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Na última sexta-feira (13/06), o Irã foi alvo de um bombardeio lançado pelas Forças de Defesa Israelenses (IDF, na sigla em inglês), que atingiu o bairro de Mahallati, na capital Teerã, conhecido como área residencial de oficiais militares.

Segundo o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o ataque foi feito porque o Irã estaria próximo de conseguir uma arma nuclear, argumento que é refutado pelo Irã. Teerã afirma que o urânio enriquecido é utilizado para abastecer usinas nucleares que fornecem energia elétrica à população.

De acordo com Ministério da Saúde iraniano, ataques israelenses já deixaram cerca de 1.800 iranianos feridos
Tasnim News Agency

Apesar dos constantes ataques às usinas nucleares iranianas, Teerã chegou a afirmar que suas perdas eram “superficiais”, em especial na instalação nuclear de Natanz.

Na ocasião, Behrouz Kamalvandi, porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã (AEOI), ainda disse que poluição química e radioativa foram detectadas dentro da unidade de Natanz após o ataque, mas não houve vazamento fora da instalação. 

Entre ataques e retaliações, a escalada entre Tel Aviv e Teerã chega ao seu quinto dia. Mais de 220 pessoas já morreram no país persa desde o início dos ataques israelenses contra o país, segundo balanço da emissora Al Jazeera. 

Já de acordo com o ministro da Saúde iraniano, Mohammad-Reza Zafarghandi, que ataques israelenses já deixaram cerca de 1.800 iranianos feridos.

(*) Com Brasil de Fato, Irna, Sputnik, Tasnim, informações de Al Jazeera, The Guardian e Times of Israel