Bombardeios de Israel contra a capital do Líbano, Beirute, mataram a cidadã brasileira Fatima Abbas no último sábado (02/11). A bebê brasileira tinha um ano de idade, disse nesta segunda-feira (04/11) o Itamaraty.
De acordo com o Palácio do Itamaraty, a pequena Fatima faleceu no subúrbio de Hadeth, ao sul da capital libanesa.
“Ao expressar à família de Fatima Abbas as mais sentidas condolências e estender toda a sua solidariedade, o governo brasileiro reitera a condenação, nos mais fortes termos, aos contínuos e injustificados ataques aéreos israelenses contra zonas civis no Líbano e renova o apelo às partes envolvidas para que cessem imediatamente as hostilidades”, informou a nota do Itamaraty.
O governo brasileiro disse que tomou conhecimento da morte da bebê “com grande pesar e consternação”, afirmando que a guerra de Israel no país já resultou na morte confirmada de um total de três brasileiros, todos “menores de idade e todos vitimados por ataques israelenses.”
Dois desses brasileiros mortos por Israel no Líbano foram Ali Kamal Abdallah de 15 anos, paranaense de Foz do Iguaçu, e Mirna Raef Nassef, de 16 anos, catarinense de Balneário Camboriú.
Os bombardeios de Israel ao Líbano causaram 2.980 mortes desde o início dos ataques em 23 de setembro, segundo o Ministério da Saúde Pública libanês. Os números podem ser ainda maiores por conta dos corpos que ainda não foram resgatados ou identificados.
(*) Com Brasil de Fato e Ansa.