Irã descarta conversas sobre acordo nuclear enquanto Israel não parar ataques
Chanceler iraniano disse que 'não há espaço para diálogo e diplomacia' nessa situação e que país está 'exercendo legítima autodefesa'
O ministro das Relações Exteriores iraniano, Seyed Abbas Araqchi, falou nesta sexta-feira (20/06) com a agência de comunicação estatal IRIB sobre conversas que terá em um encontro com ministros europeus sobre questões nucleares e regionais, afirmando que o governo persa descartou qualquer negociação sobre as capacidades de mísseis ou defesa do país enquanto Israel seguir com ataques.
“Nossos mísseis têm como objetivo defender o país e criar dissuasão”, afirmou Araqchi. E ressaltou que o Irã negociará ou comprometerá suas capacidades de defesa.
O chanceler iraniano disse que recebeu mensagens do governo dos Estados Unidos solicitando acordos. Confrontando a pressão norte-americana, Aragchi “deixou claro” que o Irã “não busca negociar com ninguém nas circunstâncias atuais enquanto a agressão do regime sionista estiver em andamento”. Ele enfatizou que “basicamente não há espaço para diálogo e diplomacia” nessa situação.
Segundo o ministro, o país está apenas exercendo legítima autodefesa. “Não manteremos nenhuma conversa com os EUA, que são cúmplices dos crimes (israelenses). Não tivemos nenhum diálogo ou contato com os norte-americanos e também não o faremos nas atuais circunstâncias”, acrescentou.
Na madrugada desta sexta, o território iraniano foi novamente alvo de ataques israelenses. O Exército de Israel disse que os ataques foram bases militares, como a Organização de Inovação e Pesquisa Defensiva — órgão que estaria supostamente desenvolvendo as armas nucleares do país. Em contrapartida, a mídia iraniana afirmou que a produção era de fibra de carbono, utilizado nos mísseis.

Irã diz que não abrirá mão do seu programa nuclear se Israel continuar os ataques
IAEA Imagebank / Wikimedia Commons
O regime sionista iniciou uma agressão contra o Irã em 13 de junho, realizando ataques aéreos contra instalações nucleares, militares e residenciais do país persa, que resultaram na morte de dezenas de altos comandantes militares, cientistas nucleares e cidadãos comuns.
O Exército iraniano respondeu imediatamente após o bombardeamento. A Força Aeroespacial do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica realizou 16 ondas de ataques com mísseis de retaliação contra o território de Israel até esta sexta, como parte da Operação Verdadeira Promessa III.
Encontro diplomata
A delegação iraniana se encontrará com a europeia nessa sexta-feira em Genebra. A reunião conjunta será com os ministros das Relações Exteriores do Reino Unido, França e Alemanha, bem como com a Alta Representante da União Europeia para Relações Exteriores e Política de Segurança, Kaja Kallas.
O compromisso sinaliza um esforço das diplomacias para interromper a guerra de Israel com o Irã.
O ministro das Relações Exteriores iraniano afirmou que o próximo encontro será realizada a pedido da troika europeia.
(*) Com Tasnim News Agency.