Irã dispara mísseis contra base militar dos EUA no Catar e Iraque
Doha abriga maior base norte-americana na região, a de Al Udeid, onde estão alocados mais de 10 mil soldados
O Irã disparou pelo menos dez mísseis contra a base militar de Al Udeid, dos Estados Unidos, localizada no Catar, no início da tarde desta segunda-feira (23/06). A informação foi divulgada por veículos de comunicação internacionais. Essa é a maior base dos Estados Unidos na região, com cerca de 10 mil soldados. Outro reduto norte-americano, no Iraque, também teria sido atacada.
A informação é do site Axios e o ataque é uma represália pelo bombardeio norte-americano às principais centrais nucleares do país persa, no último fim de semana. A Casa Branca e o Departamento de Estado norte-americano informaram que estão cientes e monitoram a situação. Ainda segundo o site, Washington já estava ciente sobre o ataque à base de Al Udeid.
Segundo a agência AP, o governo iraniano disse que o ataque com mísseis correspondeu ao número de bombas utilizadas por Washington contra instalações nucleares do país. Doha afirmou que não houve feridos após os ataques, já que o Irã afirmou que atingiu a base por estar localizada “fora de áreas povoadas”.
Citando autoridades iranianas, o jornal New York Times disse que Teerã coordenou seus ataques às bases norte-americanas no Catar com autoridades catarianas com antecedência, em uma tentativa de minimizar as baixas.
O país árabe já havia fechado seu espaço aéreo para “garantir a segurança de cidadãos, residentes e visitantes”, tendo em vista os “acontecimentos na região”. “As autoridades monitoram atentamente e constantemente a situação”, garantiu o Ministério das Relações Exteriores catariano.

Irã lançou mísseis contra bases dos EUA no Catar e Iraque
Mahmood Hosseini / Tasnim News Agency
Já a agência de notícias iraniana Mehr disse que uma base norte-americana na província de Al-Hasakah, na Síria, foi atingida por tiros de morteiro. Além disso, o sistema de defesa antiaérea foi ativado na base dos EUA em Ain al-Asad, no Iraque.
Na noite de sábado (21/06), os Estados Unidos realizaram a operação militar Martelo da Meia-Noite, em que lançaram bombas contra as instalações nucleares iranianas de Fordow, Natanz e Esfahan. Na ocasião, o presidente do país, Donald Trump, declarou que os bombardeios “destruíram completamente as capacidades nucleares do Irã”.
Após o ataque dos EUA, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou que o “inimigo sionista cometeu um grande erro” e prometeu punição em publicação em sua conta na rede social X (antigo Twitter). “A punição continua. O inimigo sionista cometeu um grande erro, cometeu um grande crime. Ele deve ser punido e está sendo punido. Ele está sendo punido agora mesmo”, publicou o líder.
(*) Com Ansa e Brasil de Fato.