Irã lança mísseis contra Israel: ‘resposta precisa e esmagadora’
Guarda Revolucionária iraniana disse que país realizou ataques contra dezenas de alvos, incluindo centros militares e bases aéreas
Atualização às 17h31
O Irã lançou nesta sexta-feira (13/06) mísseis contra Israel em retaliação pelos ataques que atingiram usinas nucleares no país persa e eliminaram lideranças militares.
A Guarda Revolucionária iraniana disse que as forças do país realizaram uma “resposta precisa e esmagadora” contra dezenas de alvos, incluindo centros militares e bases aéreas. Sirenes de alarme e explosões foram ouvidas em Tel Aviv, onde prédios chegaram a tremer em função dos estrondos, além de Jerusalém e outras áreas do país.
“As Forças Armadas da República Islâmica do Irã lançaram uma onda de ataques retaliatórios contra Israel“, informou a agência de notícias estatal Irna.
Não há confirmação de quantos mísseis foram lançados. A imprensa israelense dá conta entre 100 e 150 foguetes. A Irna, disse que alguns desses lançamentos atingiu o Ministério da Guerra de Israel, além de “outros alvos específicos”.
Segundo a agência iraniana, o contra-ataque iraniano começou sem aviso prévio após a ofensiva de Israel nesta madrugada. “Imagens e filmagens começaram a aparecer de míssil após míssil penetrando as defesas antimísseis de Israel e explodindo ao atingir seus alvos”, afirmou a Irna.
“As Forças Armadas iranianas agirão com força contra o regime sionista“, prometeu o guia supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, em uma mensagem à nação veiculada na TV.

Irã lançou mísseis contra Israel após ofensiva
Reprodução redes sociais
Por sua vez, as Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram nas redes sociais que “todo o território de Israel está sob fogo após o lançamento de projéteis do Irã” e que “dezenas de mísseis adicionais” foram lançados de território iraniano.
O Exército israelense pediu para a população permanecer em abrigos antibombas até segunda ordem e acionaram o sistema de defesa antiaérea.
Segundo relatou a emissora Al Jazeera, citando duas fontes anônimas da Reuters, as Forças Armadas dos Estados Unidos ajudaram Israel a derrubar os mísseis retaliatórios de Teerã, mas sem fornecer mais detalhes sobre como a defesa teria sido feita.
De acordo com a agência Reuters, um alto funcionário do Irã disse que a resposta do país persa aos ataques de Israel será uma “vingança dolorosa” e que “nenhum lugar em Israel será seguro”.
O jornal israelense Haaretz, citando fontes dos serviços de emergência local, relata que 15 pessoas ficaram feridas no centro do país, incluindo uma com ferimentos moderados. Pelo lado do Irã, 78 pessoas morreram e 329 ficaram feridas.
Além da retaliação, o Irã afirmou ter abatido dois caças militares israelenses e ter capturado uma piloto das IDF durante a ofensiva de Tel Aviv contra as regiões central e sul de Teerã.
Contudo, Israel nega que os jatos tenham sido derrubados e sua piloto capturada. “Mídia iraniana falsa. Essas notícias espalhadas pela mídia iraniana são completamente infundadas”, escreveu na rede social X, Avichay Adraee, porta-voz árabe do exército israelense.
إعلام إيراني كاذب. هذه الاخبار التي يروجها الإعلام الإيراني لا أساس لها من الصحة pic.twitter.com/VgeDnTCeaq
— افيخاي ادرعي (@AvichayAdraee) June 13, 2025
(*) Com Ansa, RT News en Español, e informações da Al Jazeera