Governo de Israel diz estar ‘prestes a destruir’ mais 10 alvos nucleares iranianos
Ministro da Defesa, Israel Katz alertou que Tel Aviv realizará ataques 'muito significativos' em Teerã ainda nesta terça (17)
O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, alertou que realizará ataques “muito significativos” contra “alvos do regime e a infraestrutura” iranianos ainda nesta terça-feira (17/06). A afirmação foi dada à imprensa local e publicada pelo jornal The Times of Israel.
Segundo o periódico, a autoridade sionista detalhou que “existem mais de 10 alvos nucleares” no Irã que Tel Aviv está “prestes a destruir” por meio do uso da força aérea israelense.
Katz também mencionou a usina de enriquecimento de urânio Fordow, localizada no sul de Teerã, afirmando que “é uma questão que certamente será abordada” pelo governo de Israel, uma vez que, conforme descreve a emissora catari Al Jazeera, a estrutura subterrânea “foi construída tão profundamente no subsolo que apenas as bombas destruidoras de bunkers dos Estados Unidos são consideradas capazes de danificá-la seriamente”.
À Al Jazeera, o ex-diplomata israelense Alon Pinkas destacou que o governo de Israel tem como alvo principal a usina de Fordow, mas não tem a capacidade de destruir a infraestrutura nuclear-militar do Irã “sozinho”, e “é por isso que Netanyahu é tão insistente em arrastar os EUA para a guerra”.

Ministro da Defesa de Israel, Israel Katz
Wikimedia Commons/Itzhak Harari
Mais cedo, o gabinete do Ministério da Defesa israelense emitiu um comunicado informando que Katz teria advertido, durante uma reunião com comandantes militares e dos serviços de segurança nacionais, que o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, poderia ter o mesmo destino de Saddam Hussein, o ex-presidente do Iraque executado em 2003.
“Deve se lembrar do que ocorreu com o ditador do país vizinho do Irã, que tomou o mesmo caminho contra Israel”, disse.
A escalada de ataques entre Tel Aviv e Teerã chega ao seu quinto dia. Mais cedo, a Guarda Revolucionária iraniana (IRGC, na sigle em inglês), informou em comunicado que suas unidades da Força Aeroespacial atingiram “um centro importante” da agência de espionagem Mossad nas primeiras horas desta terça-feira.
Mais tarde, as IDF informaram ter registrado cerca de 20 mísseis balísticos lançados pelas forças iranianas, alguns dos quais atingiram áreas centrais do país, incluindo a cidade de Herzliya. De acordo com as autoridades locais, cinco ficaram feridos.