Quinta-feira, 10 de julho de 2025
APOIE
Menu

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez duras críticas a Israel após a continuidade dos bombardeios contra o Irã, apesar do acordo de cessar-fogo firmado na noite de segunda-feira (23/06).

Em mensagens publicadas na sua rede social, Truth Social, e em declarações à imprensa, Trump ordenou que Israel interrompesse os ataques e alertou que lançar bombas sobre o território iraniano representaria uma “grave violação” do acordo.

“Israel. Não jogue essas bombas. Se você fizer isso, será uma grande violação. Traga seus pilotos para casa, agora!”, publicou Trump, ao seguir para Haia, na Holanda, onde participará da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

O site norte-americano Axios revelou que Trump telefonou diretamente para o primeiro-ministro de Israel pedindo o recuo dos ataques. Netanyahu teria rejeitado o pedido, afirmando que não poderia cancelar a ofensiva completamente e responsabilizando o Irã pela quebra do cessar-fogo.

Nesta manhã, o gabinete do primeiro-ministro israelense divulgou um comunicado afirmando que “após a conversa do presidente Trump com o primeiro-ministro Netanyahu, Israel se absteve de novos ataques”.

‘Israel, traga seus pilotos para casa, agora!”, ordenou Trump após quebra do cessar-fogo
Gage Skidmore / White House

‘Eles têm que se acalmar’

Israel  justificou os ataques alegando que Teerã teria disparado um míssil contra os territórios ocupados uma hora após o acordo, acusação negada categoricamente pelo governo iraniano.  Segundo o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC), os últimos mísseis iranianos foram lançados minutos antes da trégua entrar em vigor.

Visivelmente contrariado, ao sair da Casa Branca, o presidente norte-americano afirmou: “preciso fazer Israel se acalmar agora”. Irã e Israel estão lutando “há tanto tempo e com tanta intensidade que não sabem o que estão fazendo”.

“Israel, assim que fizemos o acordo saíram e derrubaram um monte de bombas do tipo que nunca vi antes. O maior carregamento que já vimos. Eu não estou feliz com Israel. Quando eu digo, OK, 12 horas [de cessar-fogo], você não sai e derruba tudo o que você tem. Então eu não estou feliz com eles. Eu não estou feliz com o Irã também, mas eu, realmente, não estou feliz de Israel sair [do acordo] esta manhã por causa de um foguete que não aterrissou, que foi derrubado, talvez por engano”, disse aos repórteres.