Na manhã desta sexta-feira (07/02), a Força Aérea Israelense realizou um bombardeio contra as localidades de Bfaroueh e Aazze, próximas à cidade de Nabatiye, no sul do Líbano. Um segundo ataque, horas depois, atingiu uma zona próxima à fronteira libanesa com a Síria, no leste do país.
A operação viola o cessar-fogo entre Israel e Hezbollah, vigente desde novembro passado. Até o momento, a agência de notícias libanesa NNA não reportou vítimas fatais referentes aos ataques.
As Forças Armadas de Israel (IDF, por sua sigla em inglês) justificaram a ação dizendo se tratar de “um ataque preciso foi realizado em território libanês contra duas instalações militares”.
Segundo Tel Aviv, as supostas instalações atacadas eram utilizadas pelo Hezbollah para armazenas armas, e que tal situação violaria o acordo de cessar-fogo vigente até então.

Bombardeio israelense atingiu localidades próximas à cidade libanesa de Nabatiye
“As IDF continuam operando para eliminar qualquer ameaça contra o Estado de Israel e impedirão qualquer tentativa da organização terrorista Hezbollah de reconstituir suas forças, de acordo com os acordos de cessar-fogo”, afirmou uma nota publicada pelo organismo israelense em suas redes sociais.
Israel e Hezbollah assinaram uma trégua que teve início no dia 27 de novembro e cujo texto original estabelecia um período de 60 dias. Posteriormente, o acordo foi estendido por mais três semanas, até o próximo dia 18 de fevereiro.
No entanto, tanto o grupo xiita quanto o governo libanês acusam Tel Aviv de violar diversas vezes os termos do acordo, não só com bombardeios a alvos no país como também com ataques a população civil que tenta regressar às suas casas no sul do Líbano.
Com informações de NNA e TeleSur.