Quinta-feira, 10 de julho de 2025
APOIE
Menu

O líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, garantiu nesta segunda-feira (23/06) que Teerã não se submeterá à “agressão de ninguém”, sob “nenhuma circunstância”. A declaração publicada em rede social ocorreu pouco depois de o Irã ter disparado mísseis contra a base aérea de Al Udeid dos Estados Unidos, localizada no Catar, além de um reduto norte-americano no Iraque. 

“Não fizemos mal a ninguém. E não aceitaremos nenhum tipo de agressão de ninguém, sob nenhuma circunstância. E não nos submeteremos à agressão de ninguém: essa é a lógica da nação iraniana”, declarou Khamenei.

O Catar confirmou que um total de 19 mísseis foram disparados do Irã, sendo que apenas um deles atingiu a base de Al Udeid.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Segundo o site Axios, o ataque foi uma represália pelo bombardeio norte-americano às principais centrais nucleares do país persa, em Natanz, Fordow e Isfahan, no último fim de semana.

À emissora catari Al Jazeera, o membro do Conselho de Assuntos Globais do Oriente Médio, Omar Rahman, explicou que a ofensiva serviu como uma “demonstração simbólica de força”, para mostrar que podem “projetar esse tipo de poder e força na região”.

“Os iranianos sentiram que, se não houvesse nenhuma resposta, isso enviaria a mensagem errada aos Estados Unidos”, disse.

Líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei declara que sua nação não se submeterá à hostilidade de ninguém
WIkimedia Commons/english.khamenei.ir

Trump minimiza ataque

Em rede social, o presidente norte-americano Donald Trump minimizou o lançamento de mísseis iranianos à base de Al Udeid, sugerindo que Washington não responderá a ele. A negativa sobre uma possível represália também foi relatada pela apuração do portal New York Post.

“Tenho o prazer de informar que NENHUM americano foi ferido e quase nenhum dano foi causado. Mais importante ainda, eles tiraram tudo de seu ‘sistema’ e, esperançosamente, não haverá mais ódio”, disse o magnata, classificando a ofensiva como “muito fraca”.

Ainda segundo o mandatário dos EUA, o lançamento de mísseis iranianos não resultou em mortos e nem feridos.

“Quero agradecer ao Irã por nos avisar com antecedência, o que possibilitou que nenhuma vida fosse perdida e ninguém ficasse ferido. Talvez o Irã possa agora prosseguir para a Paz e Harmonia na Região, e encorajarei Israel a fazer o mesmo”, acrescentou.