Ofensiva iraniana se intensifica e atinge área metropolitana de Tel Aviv
30 mísseis balísticos foram lançados em ataque coordenado com drones, prédio em distrito financeiro e hospital sofreram danos
A guerra entre Israel e Irã se intensificou na madrugada desta quinta-feira (17/06) com o lançamento de mísseis balísticos iranianos sobre a região metropolitana de Tel Aviv.
O confronto entra hoje em seu sétimo dia desde que as forças militares de Israel atacaram o Irã na madrugada da última sexta-feira (13/06), matando cientistas, civis e militares do alto escalão iraniano.
Drones e aproximadamente 30 mísseis balísticos foram disparados pelo Irã em três pontos de Tel Aviv e um outro atingiu o sul do país. Pela primeira vez, informa a estatal Tasnim News Agency, foram usados mísseis Sejjil pesados, de longo alcance, em ataque coordenado com drones.
Um dos mísseis danificou o edifício Exchange Ramat Gan, nas proximidades do distrito financeiro, localizado ao leste de Tel Aviv. Outro projétil caiu na rua Jabotinsky, também em Ramat Gan, danificando uma pizzaria e prédios residenciais.

Ofensiva iraniana se intensifica e atinge área metropolitana de Tel Aviv
Reprodução / Tasnim News Agency
Hospital
O hospital Soroka, na cidade de Bersheba, no sul de Israel, foi atingido pelos iranianos. Segundo a mídia estatal do país, IRNA, o alvo não era o hospital, mas o quartel-general de comando e inteligência (IDF C4i) das Forças de Defesa de Israel (IDF) e o Centro Tecnológico Gav-Yam Negev.
Eles se localizam próximos ao hospital que, segundo a agência, “foi exposto apenas à onda de choque e não sofreu danos graves”. Autoridades locais também informaram que, na noite anterior, houve uma evacuação parcial do prédio, evitando um número maior de vítimas.
Instalação nuclear
Os ataques não vieram só do Irã. As bombas israelenses atingiram o reator de água pesada de Arak, uma das principais instalações nucleares iranianas. Segundo a televisão estatal do Irã, não houve risco de vazamento de radiação, uma vez que a instalação havia sido evacuada antes da ofensiva.
“[Israel] continuando com suas agressões e ações que violam o direito internacional, que proíbe ataques a instalações nucleares, atacou o reator de pesquisa e o complexo de água pesada em Arak nesta manhã”, afirmou a Organização de Energia Atômica do Irã (OEAI).
A organização notificou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre o incidente.