Trump anuncia cessar-fogo ‘completo e total’ entre Israel e Irã
Segundo presidente dos EUA, 'fim oficial à guerra de 12 dias' acontecerá em 24 horas; anúncio ocorre após Teerã atacar base militar norte-americana no Catar
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (23/06) um “cessar-fogo completo e total” entre Israel e Irã. Por meio de uma publicação nas redes sociais, o magnata afirmou que o acordo será implementado inicialmente pelo governo iraniano em seis horas, depois que ambos os países em conflito terminarem suas “missões finais”.
“PARABÉNS A TODOS! Foi totalmente acordado por e entre Israel e Irã que haverá um CESSAR-FOGO completo e total (em aproximadamente 6 horas a partir de agora, quando Israel e Irã tiverem encerrado e completado suas missões finais em andamento!)”, escreveu o mandatário na plataforma Truth Social. “Oficialmente, o Irã começará o CESSAR-FOGO e, após a 12ª hora, Israel começará o CESSAR-FOGO e, após a 24ª hora, um FIM OFICIAL À GUERRA DE 12 DIAS será saudado pelo mundo”.
O anúncio ocorreu horas depois de o país persa disparar mísseis contra a base aérea norte-americana de Al Udeid, no Catar, e em um reduto no Iraque. Na declaração, o magnata afirma que tanto Teerã quanto Tel Aviv permanecerão “pacíficos” e “respeitosos” durante cada cessar-fogo que será implementado por partes..
“Esta é uma guerra que poderia ter durado anos e destruído todo o Oriente Médio, mas não durou, e nunca durará! Que Deus abençoe Israel, que Deus abençoe o Irã, que Deus abençoe o Oriente Médio, que Deus abençoe os Estados Unidos da América, e QUE DEUS ABENÇOE O MUNDO!”, concluiu Trump.
Após o anúncio norte-americano, os governos do Irã e de Israel não deram declarações oficiais de imediato.
(*) Com Ansa