Hoje na História: 1922 - BBC realiza sua primeira transmissão radiofônica na Inglaterra

Após passar para o poder público, rede obteve reconhecimento e tornou-se elemento da vida cotidiana dos britânicos

Max Altman

0

Todos os posts do autor

Atualizada em 14/11/2017 às 09h30

Wikicommons

Atual sede da BBC, localizada na zona oeste de Londres

A ainda privada BBC (British Broadcasting Corporation) foi a primeira organização de emissão radiofônica do mundo. Foi fundada em 18 de outubro de 1922 como British Broadcasting Company Ltd. pelos Correios Britânicos e um grupo de seis companhias de telecomunicações a fim de difundir serviços experimentais de rádio. A primeira transmissão ocorreu em 14 de novembro de 1922 da estação 2LO, localizada na Marconi House, Londres.

Sua primeira sede estava localizada no segundo andar da Magnet House, Londres, e consistia numa sala e numa pequena ante-sala. Em 31 de dezembro de 1926, a companhia foi dissolvida e seus ativos para a British Broadcasting Corporation, emissora não-comercial autorizada pela coroa.

Em 1923 o Comitê Sykes rejeitou a inserção de propaganda e recomendou que fundos públicos sustentassem a emissora. A fim de evitar a competição com os jornais impressos, a Fleet Street – rua onde se concentram as sedes dos principais jornais em Londres – persuadiu o governo a proibir programas de noticiário até as 19h e que a BBC só poderia valer-se das notícias publicadas mas não produzir suas próprias reportagens. Em 1925 a BBC já alcançava cerca de 80% dos ouvintes britânicos por meio de uma rede de estações regionais e de retransmissão. Enquanto as estações regionais ofereciam a princípio muitos programas de interesse local, já em 1930 a programação nacional emitida de Londres substituía a das rádios locais.

Os Correios manifestaram-se relutantes em cobrar taxas de licença dos rádio-ouvintes provocando perdas financeiras para a BBC, o que preocupava os fabricantes de aparelhos de rádio. Em 1925, Reith persuadiu outro comitê, o Crawford, a recomendar uma nova entidade, independente tanto do governo quanto das corporações, para administrar a emissora. Uma greve geral em 1926 interrompeu a publicação de jornais, o que suspendeu temporariamente a proibição  de transmissão de reportagens e noticiário próprios.

O fato de a emissora ter ouvido, durante a greve, tanto o governo quanto as lideranças sindicais, impressionou vivamente milhões de ouvintes. No final de 1926 o governo aceitou as recomendações do Comitê Crawford.

Como representação de seus objetivos e para firmar valores, a BBC adotou um brasão com o lema "Nation shall speak peace unto Nation” – especula-se que é uma feliz adaptação de Miqueias 4.3 da Bíblia Sagrada: “Nenhuma nação erguerá a espada contra a outra”.
 

Eu apoio Opera Mundi

Eu apoio Opera Mundi

Eu apoio Opera Mundi


As emissões experimentais de televisão começaram em 1932, utilizando um sistema eletromecânico desenvolvido por John Baird. Limitadas emissões regulares usando esse sistema começaram em 1934. Dois anos depois, a rede adota o sistema eletrônico.

Mais recentemente, em 18 de outubro de 2007, o diretor-geral da BBC, Mark Thompson, anunciou um controverso plano de grandes cortes e de redução do tamanho da BBC como organização. Os planos incluíam a redução de 2.500 postos, a suspensão de novas operações, reduzindo em 10% a programação e colocando à venda o principal edifício do Centro de Televisão em Londres, o que a deixou em pé de guerra com os sindicatos.

Em 20 de outubro de 2010, o ministro da Fazenda britânico George Osborne anunciou que a taxa de licença de televisão seria congelada em seu nível atual até o fim do presente decreto em 2016. O mesmo anúncio revelou que a BBC assumiria o custo total da BBC World Services e da BBC Monitoring e participaria de parte dos custos da S4C, emissora do País de Gales.

Cortes adicionais foram anunciados em 6 de outubro de 2011 com o objetivo de alcançar a taxa de 20% de redução no orçamento: outras duas mil demissões, mudanças na BBC 3 até 2016, intercâmbio de mais programas entre as estações e canais, partilha de boletim de notícias das rádios, mais repetições na grade de programação e alguma redução na programação original. Também o canal BBC HD seria fechado e substituído por uma transmissão simultânea em HD pela BBC 2. Todavia, programas centrais e consagrados seriam mantidos. Numerosas propriedades seriam vendidas inclusive o New Broadcasting House na Oxford Road em Manchester.

Nos dias correntes, sérias questões de ética jornalística envolvendo a direção da BBC, incluindo denúncias de abusos sexuais de menores por um de seus antigos apresentadores,  vieram à tona com desdobramentos ainda imprevisíveis.

Comentários

Leia Também