Hoje na História: 1913 - Ilha de Creta é anexada à Grécia

Declarada independente em 1908, ilha se tornou parte do território grego após Guerras dos Bálcãs

Max Altman

Todos os posts do autor

Wikicommons
Foras duas as Guerras dos Bálcãs no sudeste da Europa entre 1912 e 1913, durante as quais a Liga Balcânica – Bulgária, Montenegro, Grécia e Sérvia – conquistou primeiramente territórios otomanos – Macedônia, Albânia e a maior parte da Trácia – e, em seguida, se lançou sobre a divisão das áreas restantes. Nesse contexto, a ilha de Creta se juntou à Grécia em 1º de dezembro de 1913.

Creta é a maior ilha da Grécia e uma das 13 da periferia do país. Localiza-se ao sul do mar Egeu, sendo a segunda maior ilha do Mediterrâneo oriental e a quinta maior de todo esse mar. Segundo a mitologia, era lá que vivia o Minotauro.

Geografia

No cruzamento de três continentes, Europa, Ásia e África e com capital em Iráclio, Creta cobre uma área de 8.336 km² e conta com cerca de 650 mil habitantes. Seu litoral é pontilhado por enseadas, baías e penínsulas, que fazem da ilha um dos destinos turísticos mais populares da Europa.

Um conjunto de montanhas altas atravessa a ilha de oeste a leste, formado por três grupos distintos. A oeste estão as Montanhas Brancas (2,453 m de altitude); ao centro,  a montanha de Idi (cujo ponto mais alto é o pico Psiloritis, com 2.456 m), e a leste, a montanha de Dikti (2,148 m de altitude). Tais montanhas deram a Creta planaltos férteis como os de Lassithi, Omalos e Nida, e cavernas como as de Diktaion e Idaion, além do famoso desfiladeiro de Samária. Há ainda alguns vales e planícies no relevo cretense, com destaque para a planície de Messara, localizada entre as montanhas e Psiloritis e Asterousia no centro-sul da ilha.

História

Os cretenses criaram, no 3º milênio a. C., uma grande civilização insular, conhecida como minoica, que construiu palácios nas cidades de Cnossos, em Festo, em Mália e em Hagia Tríada, cujas ruínas ainda podem ser vistas. Alguns séculos mais tarde, esta civilização se disseminou para outras regiões do mar Egeu, incluindo a Grécia continental.

A partir da primeira metade do 2º milênio a. C., Creta chegou a ser um centro comercial de produtos como o vinho, azeite, cerâmicas, tecidos e joalheria. Impôs-se no mar Mediterrâneo, em territórios próximos e até mais afastados como a Sicília. Seu predomínio terminou por volta de 1400 a. C., quando foi ocupada militarmente pelos aqueus.

No ano 67 a. C., os aqueus entraram em conflito com os romanos, que conquistaram a ilha, comandados por Quinto Metelo. Quando o Império Romano se dividiu em 395, Creta assumiu um papel importante por causa da localização estratégica no Império Romano do Oriente, tendo sido um relevante posto bizantino.

Em 823, a ilha foi ocupada pelos árabes, tendo sido reconquistada pelo Império Bizantino em 961. Veneza a conquistou durante a 4ª Cruzada, em 1204.

Os venezianos teriam de defender a ilha das investidas dos turcos otomanos durante o século 15. Os turcos instalaram-se em Creta em 1645 e acabaram por conquistá-la totalmente em 1715, introduzindo o islamismo sunita. Contudo, a grande maioria da população permaneceu fiel ao cristianismo ortodoxo, de etnia e língua grega.

Creta tornou-se um estado autônomo em 20 de março de 1898 e independente em 6 de outubro de 1908, ficando a população dividida entre turcos e gregos.

Mesmo com a anexação definitiva à Grécia em 1913, Creta constitui um mundo diferente em comparação com outras partes do país, com suas próprias tradições, personalidade e seu próprio dialeto grego. Hoje em dia, Creta possui uma economia que depende em boa parte da agricultura e do turismo. Destaca-se o cultivo da oliveira, a partir da qual se produz azeite virgem. Outros produtos cultivados são laranjas, uvas e vegetais de estufas. Há ainda a produção de mel, queijo e ervas. Além da atividade agrícola, há grande número de ovinos e caprinos.

Também nesta data:
1913 - Henry Ford começa produção em massa de automóveis
1934 - Serguei Kirov é assassinado em Leningrado
1947 - Morre Aleister Crowley, a "besta" da magia britânica
1955 - Rosa Parks se recusa a obedecer lei racista nos EUA

1994 - Representantes de 42 países participam de conferência da ONU sobre a AIDS
2004 - Estados Unidos anunciam a decisão de aumentar sua presença militar no Iraque

Recomendadas para você

Comentários

Leia Também