Em 25 de fevereiro de 1830 se desenrola em Paris a mais famosa batalha jamais desencadeada por escritores e artistas. Ficou conhecida na história sob o nome de “Batalha de Hernani”, do nome de uma peça de Victor Hugo que estava sendo representada naquela noite pela primeira vez.
Wikicommons
Victor Hugo, então com 27 anos, já era um escritor de sucesso. Fazia parte do Cenáculo Romântico, animado por Charles Nodier e o poeta Sainte-Beuve, teórico do movimento.
[Victor Hugo]
O Cenáculo Romântico fazia suas reuniões na casa de Hugo em Paris, rua Notre-Dame-des-Champs, na “câmara do lírio dourado” – derivado do nome da flor levada por Hugo aos 19 anos aos Jogos Florais de Toulouse. Lá podiam ser encontrados personagens como Balzac, Vigny, Musset, Dumas, o pintor Delacroix, entre outros.
A reunião de 30 de setembro de 1829 foi dedicada à leitura de “Hernani”. E ela prenunciou a batalha seguinte.
Houve um grande entusiasmo por esta peça teatral visto que quebrava os cânones da dramaturgia clássica, notadamente em suas três unidades: tempo, lugar e ação, enunciadas pelo crítico e poeta Nicolas Boileau-Despréaux, mais conhecido apenas por Boileau, sob o longínquo reinado de Luis XIV. A peça conta a história do desafortunado amor de um proscrito, Hernani, por uma jovem infanta, doña Sol.
Chega o dia da estreia na Comédie-Française. Todavia, o espetáculo transcorre no saguão de entrada antes que sobre o palco. E não é a heroína, papel desempenhado pela Mademoiselle Mars, que exclamava o celebérrimo verso: “Você é o meu leão, soberbo e generoso”.
Reunidos em bloco, inflamados pelas longas discussões preliminares, os “Jovem-França” românticos da plateia, entre os quais se podia notar Gérard de Nerval e Théophile Gautier, vestidos com jaqueta vermelha brilhante, insultam copiosamente os “cabeleiras postiças” dos camarotes e balcões nobres que permaneciam fieis às regras clássicas. Chegaram a partir para as vias de fato.
Os dias seguintes foram ainda mais agitados. Em julho do mesmo ano, a capital expulsa o rei Charles X em virtude da revolução romântica dos “Três Gloriosos” – Revolução de Julho de 1830, também conhecida em francês por Les Trois Glorieuses, designação dada aos acontecimentos dos dias 27, 28 e 29 de Julho de 1830, durante os quais o povo de Paris e as sociedades secretas republicanas, liderados pela burguesia liberal, fizeram uma série de levantes contra Carlos X da França, que culminaram na sua abdicação e no fim do período conhecido como Restauração Francesa.
Victor Hugo apresta-se a publicar um romance que viria a ter um estrondoso sucesso: “O Corcunda de Notre-Dame”. Totalmente voltado ao trabalho, não percebe que as visitas de Sainte-Beuve a seu domicílio não mais eram motivadas por batalhas poéticas.
Tinha o poeta 30 anos quando ocorreu o envolvimento amoroso de Adele Hugo, sua mulher, com Sainte-Beuve. Hugo rompe com o amigo de longa data. O Cenáculo se dispersa, porém a fabulosa criatividade literária dos românticos estava apenas em seu começo. E ela se expandiria sob o tranquilo reinado de Luis Felipe I.
NULL
NULL