Wimbledon é o mais tradicional torneio de tênis do mundo. Talvez o mais charmoso, sem dúvida, o mais intrigante. Wimbledon é disputado em quadras de grama, cultivada durante o ano inteiro para servir como uma espécie de “tapete verde” aos melhores tenistas do mundo.
Disputado pela primeira vez em 9 de julho de 1877, Wimbledon é o terceiro (em ordem cronológica), dos quatros torneios Grand Slams disputados anualmente. Lá é possível assistir aos jogos comendo morangos com chantilly e, na grande maioria das vezes, segurando um belíssimo guarda-chuva, afinal, chove e muito em Londres na época em que o torneio é disputado (final de junho e início de julho). Mas, a verdade é que a chuva é um mero detalhe, ou até mesmo um dos tradicionais “detalhes” que caracterizam o evento – em Wimbledon, nada tira o brilho dos jogadores e seus velozes golpes de saque/rede.
Wikimedia Commons
A Quadra Central, principal palco dos confrontos do torneio britânico
A tradição é mantida quase como uma questão de honra. A data de início do torneio, por exemplo, é marcada como se obedecesse a um calendário litúrgico: seis semanas antes da primeira segunda-feira de agosto. O primeiro jogo do torneio só acontece às duas da tarde, quando os restaurantes e cafeterias do clube são abertos para servir o famoso chá inglês. Tudo é claro, com aquela pontualidade britânica.
O nome do torneio, Wimbledon, homenageia o bairro onde se localiza o All England Lawn Tennis Club, na Worple Road. É um bairro elegante localizado no sudoeste de Londres. Além do clube e do Wimbledon Lawn Tennis Museum, que reúne um dos maiores acervos tenísticos desse esporte, o bairro é também conhecido pelos seus pubs. Está a 16 quilômetros do centro da capital inglesa. Sua principal rua, High Street, de origem medieval, tem uma bela igreja além de pubs, restaurantes e lojas.
NULL
NULL
Wikimedia Commons – o tradicional chá com morangos e creme
O clube possui 20 quadras de grama, incluindo a quadra central, cinco de piso sintético, quatro de saibro e cinco cobertas. Lá, os detalhes fazem a diferença. Os postes das quadras, por exemplo, são de madeira, mantendo o estilo rústico do século passado.
Tudo teve início em 1868 com a criação do clube, destinado basicamente para a disputa de críquete, e com sede em Worple Road, em Londres.
Em 1875, o major britânico Walter Clopton, incluiu a modalidade tênis de campo entre as atividades disputadas no clube que acabou tendo seu nome alterado, passando a ser chamado de All England Lawn Tennis e Cricket Club. Porém, o clube ainda não possuía as instalações necessárias para a prática dessa nova modalidade esportiva, pelo menos não do jeito que os fundadores do clube desejavam.
Sendo assim, a diretoria da época resolveu promover um torneio de tênis cujo principal objetivo era arrecadar fundos para consertar os equipamentos que permitiam aparar a grama além de construir outras quadras. Dessa maneira foi disputado, em 1877, o primeiro “Tennis Championship”, que contou com a participação de 22 jogadores. Cerca de 200 pessoas prestigiaram o torneio, que teve as quadras arranjadas de forma que a principal delas ficasse no centro das outras – surgia então, o termo “quadra central”, tão praticado no tênis.
Em 2013, após 77 anos, um britânico quebrou a escrita e venceu o torneio. O escocês Andy Murray derrotou o n.º 1 do ranking mundial, o sérvio Novak Djokovic por 3 sets a 0 (6/4, 7/5, 6/4).
Também nesta data:
1816 – Argentina se torna independente da Espanha
1932 – Morre King C. Gillette, inventor do aparelho de barbear
1941 – Britânicos desvendam senha do exército alemão na URSS
1960 – Eisenhower e Kruchev trocam ameaças sobre Cuba