O Instituto Vladimir Herzog inaugura nesta segunda-feira (01/07) a exposição “Sobre Nós – 60 anos de resistência democrática no Brasil”, em memória à resistência perante a ditadura militar brasileira desde 1964 e aos 15 anos da atuação do instituto pela luta por justiça e democracia no Brasil.
Até 22 de julho, a exposição “conduz os visitantes a uma viagem pela história recente do Brasil”, trazendo elementos das lutas democráticas nas jornadas de junho de 2013, na Comissão Nacional da Verdade e na ocupação de escolas por alunos secundaristas em 2015.

A mostra “destaca também a coragem e a resiliência daqueles que resistiram ao regime militar e defenderam os direitos civis nos últimos 60 anos”, como os jornais resistentes ao regime militar, documentos que ilustram o enfrentamento de jornalistas e artistas à censura e manifestações artísticas e culturais na defesa dos direitos civis.

Mostra “destaca também a coragem e a resiliência daqueles que resistiram ao regime militar e defenderam os direitos civis nos últimos 60 anos”
O evento também contará com uma programação voltada ao cinema, de 11 a 14 de julho, denominada “É preciso estar atento”. Quatro filmes que abordam o tema da resistência serão exibidos e acompanhados de sessão de debate: Domingo no Golpe, de Gisele Beiguelman e Lucas Bambozzi, sobre os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, Torre das Donzelas, de Susanna Lira sobre mulheres prisioneiras políticas na ditadura militar, Memória Sufocada, longa metragem dirigido por Gabriel Di Giacomo e Espero tua (Re)Volta, de Eliza Capai.
Serviço
Local: Cinemateca Brasileira
Data e Horário: 1º de Julho, das 18h30 às 21h30
Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo – SP | Área da exposição e evento | Foyer Grande Otelo e área externa. Acesso pelo portão P4 (para rampa de acessibilidade utilizar o portão P3).