O pintor e escultor francês Edgar Degas, considerado um dos maiores representantes do Impressionismo devido a sua composição inovadora e a análise perspectiva de movimento, morre em Paris em 27 de setembro de 1917.
Quem foi Edgar Degas?
Nasceu German Hilaire Edgar de Gas em Paris, em julho de 1834, numa família aristocrática de banqueiros, rica e refinada. Após cursar direito por breve período, estudou pintura na Escola de Belas Artes sob a orientação de Lamothe, um discípulo de Ingres, pintor a quem dedicaria grande admiração.
Em 1859, viajou para a Itália onde estudaria por três anos em Florença, Nápoles e Roma, pintando uma série de retratos. Pesquisou a fundo arte antiga enquanto planejava, já no começo de 1859, uma lista de objetos contemporâneos: músicos, dançarinos, cafés à noite, cenas de luto; temas que podem ser encontrados em sua obra.
Degas tinha muitos pontos em comum com Edouard Manet. Mais que Manet, era pintor de figuras humanas e nunca esteve interessado em paisagens. A Família Bellelli (1858-1860) é um de seus primeiros quadros realmente pessoal e pode ser visto como uma das primeiras obras-primas do Impressionismo. Representa o barão Bellelli, um revolucionário exilado em Nápoles em 1848, e sua mulher Laura, filha do banqueiro Napolitano De Gas e tio do pintor.
Degas escolhe uma nova composição e já aparece como mestre retratista cujo principal interesse é traduzir o estado emocional dos personagens. Como Manet com seu Olympia, Degas manteria até a morte esse estilo que trabalhou durante muito tempo.
A partir de 1861, abandonou seus temas habituais e se interessou por corridas de cavalo, hábito aristocrático, importado da Inglaterra, tratado antes dele por Géricault (1791-1824). No hipódromo de Longchamp, que acabara de ser inaugurado, estudou atentamente a animação do universo das corridas – jockeys, preparação de largada, etc.
Diferente de outros impressionistas, Degas preferia pintar sempre no seu ateliê ao invés de utilizar o ar livre ou a luz natural. Justo ao contrário, estudou os efeitos da luz artificial, lâmpadas a gás.
Sua memória visual permitiu-lhe reproduzir com precisão os assuntos que observava, recriando-os em composição pictórica desejada. Degas afirmava o direito do artista de interpretar o que via em oposição aos impressionistas que privilegiavam a espontaneidade.
À época, embora ainda trabalhando com retratos realistas como Mulher com Crisântemo – 1865, enviou ao Salão um quadro de corrida de cavalos, passando a prestar atenção a outro grande tema: teatro, dança e música.
WikiCommons
Com A Orquestra no Opera de Paris – 1868-69, assina uma composição bastante inovadora, com planos superpostos vistos da primeira fileira, o fosso com os músicos, e o palco onde dançarinas decapitadas formam uma espiral de pernas e saiotes franzidos.
Passou a ver no balé, à parte o fascínio que exercia sobre ele, um objeto ideal de observação de movimentos rápidos assim como uma grande oportunidade para a composição espacial.
Logo, tomou consciência, valendo-se das observações de bastidores de artistas nos ensaios, do abismo entre o feérico dos espetáculos e figurinos e a miserável condição social dos bailarinos. Para Degas, teatro, música e dança, um microcosmo que atraia a atenção dos ricos que podiam pagar pelo luxo dos espetáculos, se tornariam um lugar privilegiado para observar as relações humanas e as relações contraditórias entre arte, trabalho e negócio.
A partir de 1870 foi afetado por doença nos olhos que piorava a despeito dos cuidados até chegar à cegueira total em 1911. De caráter difícil e vivendo numa certa misantropia, passou a trabalhar como escultor. Ainda assim em 1879 realiza trabalhos como Mulher numa tábua de passar e demonstra quase que um exclusivo interesse em temas antigos como mulheres em seus banheiros.
Degas era uma personalidade assaz independente para ser enquadrado no movimento impressionista. Embora tenha sido uma de suas principais figuras, a mente rebelde e não-conformista liga-o à modernidade. Degas cessou qualquer atividade artística quando ficou completamente cego em 1911.