Com muito pouco você
apoia a mídia independente
Opera Mundi
Opera Mundi APOIE
  • Política e Economia
  • Coronavírus
  • Diplomacia
  • Cultura
  • Análise
  • Opinião
  • Podcasts
Hoje na História

Hoje na História: 1680 – escultor barroco Gian Lorenzo Bernini morre em Roma

Encaminhar Enviar por e-mail

Artista deixou uma imensa coleção de trabalhos que enriquecem museus em todo o mundo; suas esculturas guardam o estilo clássico

Max Altman

São Paulo (Brasil)
2020-11-28T14:00:00.000Z

Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

Gian Lorenzo Bernini, eminente artista do barroco italiano, que se distinguiu como escultor e arquiteto, embora tivesse sido também pintor, desenhista, cenógrafo e criador de espetáculos de pirotecnia, cujas obras de arte estão presentes até os dias atuais em Roma e no Vaticano, morreu em 28 de novembro de 1680 em Roma, e seu funeral foi na Basílica de Santa Maria Maggiore. 

Ele deixou uma imensa coleção de trabalhos que enriquecem os museus em todo o mundo. Suas esculturas guardam o estilo clássico embora permaneçam atuais pela sua beleza. A exemplo de outros escultores de seu calibre, seu desenho da forma humana é fotográfica, porém expressiva. 

Bernini foi um artista extremamente prolífico e talentoso que viveu durante o século 17. É criador do estilo barroco italiano de escultura e certamente um dos grandes escultores de todos os tempos. Foi o mais solicitado escultor de seu tempo e trabalhou sob encomenda para as personalidades mais destacadas da época, papas, príncipes, duques, cardeais. A maioria de seus trabalhos está em Roma onde viveu e trabalhou durante toda a sua vida. 

Bernini nasceu em dezembro de 1598 em Nápoles. Era filho de um talentoso escultor, Pietro Bernini, que lhe ensinou a arte de esculpir desde a infância. Estudou as antigas esculturas gregas e romanas antigas e se tornou versado no estilo de pintura da Alta Renascença do século 16. Estudou também profundamente a obra do incomparável artista, Michelangelo. 

Desde muito jovem, Bernini passou a receber encomendas de papas e cardeais da Santa Sé. Tinha apenas 25 anos quando o cardeal Borghese solicitou-lhe uma escultura de David. Aos 26 anos começou a trabalhar no baldaquino de bronze da Basílica de São Pedro em Roma. A sintonia artística entre o papa de então, Urbano VIII, e Bernini se mostraria nesta obra, edificação erguida no lugar do martírio do apóstolo Pedro, fundador da Igreja. A basílica deveria representar o renascimento da Igreja e sua revitalização moral e espiritual depois da crise do século precedente. 

Wikimedia Commons
Artista deixou uma imensa coleção de trabalhos que enriquecem museus em todo o mundo

O Papa desejava que o novo altar fosse coberto por um enorme baldaquino. Este baldaquino, construído entre 1624 e 1633, é em bronze e está apoiado em uma base de mármore, de onde quatro colunas espiraladas terminam em um capitel com volutas apoiadas no dorso de um delfim, culminando com um globo e uma cruz.

A boa fortuna do artista cessa abruptamente com a morte de seu protetor. Em 1644 começa o pontificado do papa Inocêncio X, muito mais austero por causa da crise econômica . As melhores encomendas foram para artistas rivais, como Borromini e Rainaldi. 

Bernini era respeitado, porém temido e odiado por seus poderes quase ditatoriais exercidos sobre o mundo artístico romano e por sua relação com o papa anterior. O papa no entanto encomendou a Bernini a decoração do braço longo da Basílica de São Pedro. 

Naquele ano ainda, realizou uma de suas obras primas absolutas, em que os valores estéticos e culturais representam um dos fatos artísticos mais importantes do século 17, a capela Cornaro na igreja de Santa Maria da Vitória, com a imagem O Êxtase de Santa Teresa. Bernini, em vez de representar um evento estático, organiza o espaço exíguo da capela como um cenário teatral. 

Com o correr do tempo, o já notável talento de Bernini quando se mostrou capaz de esculpir continuamente devido ao grande número de pedidos que recebia. Desenvolveu também um excepcional trabalho como arquiteto. Foi encarregado de projetar a fachada da Basílica de São Pedro e tinha tanto trabalho que teve de reunir uma equipe de artistas sob sua supervisão a fim de completar o influxo de encomendas. 

Grande parte da obra de Bernini foi sob encomenda e produzida em Roma. Ainda assim foi convidado a visitar a França e por solicitação do rei Luis XIV encarregado de desenhar a fachada leste do Louvre. Estando em Paris, esculpiu o busto do rei, cuja peça se tornaria famosa. Seus desenhos para a fachada leste acabaram sendo rejeitados, talvez porque dedicasse mais tempo a falar sobre a arte romana e quão maravilhosa era, despertando inveja.


Só o seu apoio pode garantir uma imprensa independente, capaz de combater o reacionarismo político, cultural e econômico estimulado pela grande mídia. Quando construímos uma mídia alternativa forte, abrimos caminhos para um mundo mais igualitário e um país mais democrático. A partir de R$ 20 reais por mês, você pode nos ajudar a fazer mais e melhor o nosso trabalho em várias plataformas: site, redes sociais, vídeos, podcast. Entre nessa batalha por informações verdadeiras e que ajudem a mudar o mundo. Apoie Opera Mundi.

Faça uma
assinatura mensal
Faça uma
assinatura anual
Faça uma
contribuição única

Opera Mundi foi criado em 2008. É mais de uma década de cobertura do cenário político internacional, numa perspectiva brasileira e única. Só o apoio dos internautas nos permite sobreviver e expandir o projeto. Obrigado.

Eu apoio Opera Mundi
Coronavírus

Primeiro carregamento de oxigênio sai nesta sexta da Venezuela e deve chegar a Manaus até domingo

Encaminhar Enviar por e-mail

Serão enviados dois caminhões com cilindros de oxigênio acompanhados por escolta militar até a fronteira entre os dois países

Fania Rodrigues

Caracas (Venezuela)
2021-01-15T23:07:00.000Z

Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

O chanceler da Venezuela, Jorge Arreaza, informou com exclusividade a Opera Mundi na noite desta sexta (15/01) que o primeiro carregamento de oxigênio para o Amazonas já foi autorizado e será despachado ainda hoje para o Brasil.

A carga vai sair da cidade de Puerto Ordaz, Estado de Bolívar e viajará 1.500 km, por aproximadamente dois dias, até a capital amazonense. Essa primeira leva será transportada por via terrestre em dois caminhões e deverá chegar à cidade até domingo.

As formalidades do acordo de cooperação foram negociadas entre os governadores do Amazonas, Wilson Lima (PSC-AM), e o governador do estado venezuelano de Bolívar, Justo Nogueira.

Segundo Arreaza, a logística desse primeiro envio será fornecida pelo governo venezuelano. Mas, depois o governo amazonense deverá assumir a tarefa enviando mais caminhões do Brasil para buscar oxigênio na Venezuela.

O governo da Venezuela vai ofereceu ainda uma escolta militar para as cargas, que será acompanhada até a fronteira a cidade de Santa Helena de Uairén, na fronteira, e depois por militares brasileiros.

O ministro venezuelano informou ainda que o governo de Nicolás Maduro “vai fornecer oxigênio enquanto durar a situação de emergência do estado Amazonas”, o que impede, segundo ele, de precisar a quantidade fornecida da substância, tampouco o tempo da duração do convênio.

Dhyeizo Lemos/Fotos Públicas
Carregamento de oxigênio da Venezuela sai nesta sexta do país e deve chegar a Manaus até domingo

A produção de oxigênio na cidade de Puerto Ordaz faz parte de um plano de nacional para atender a pandemia do covid-19 na Venezuela. Essa planta industrial estava desativada e foi retomada no ano passado com esse objetivo. “O oxigênio que produzimos nessa fábrica é suficiente para atender essa região da Venezuela e ainda contribuir para aliviar a emergência do Brasil”, disse.

De acordo com Arreaza, a ação de solidariedade da Venezuela com o estado Amazonas está acima das diferenças ideológicas que possam existir entre os dois países. “Oferecemos ajuda ao governador do Amazonas porque os bolivarianos somos solidários, essa é uma ação humanitária que tem que estar acima das diferenças políticas. O que nos une é o objetivo de salvar vidas. Espero que o governo brasileiro entenda que é importante ter boa relação com os seus vizinhos”.

A Venezuela possui uma das menores taxas de contágios e mortes por covid-19 da América Latina, portando a assistência ao Brasil não afeta sua situação interna. O país investiu em ações preventivas e criou centros de diagnósticos rápidos, desafogando hospitais e clínicas.

Além disso, decidiu isolar todos os pacientes que testam positivo para o covid-19, evitando assim a propagação da doença. Atualmente, os hospitais e centros de atendimento de saúde operam com uma ocupação de leitos que varia entre 50 a 60% de sua capacidade.

Além disso, o país já assinou contrato com a Rússia para o fornecimento da vacina Sputnik V e deve começar a vacinação em fevereiro, segundo informações oficiais. Na primeira etapa serão vacinadas 10 milhões de pessoas, um terço da população de 30 milhões de habitantes.

Só o seu apoio pode garantir uma imprensa independente, capaz de combater o reacionarismo político, cultural e econômico estimulado pela grande mídia. Quando construímos uma mídia alternativa forte, abrimos caminhos para um mundo mais igualitário e um país mais democrático. A partir de R$ 20 reais por mês, você pode nos ajudar a fazer mais e melhor o nosso trabalho em várias plataformas: site, redes sociais, vídeos, podcast. Entre nessa batalha por informações verdadeiras e que ajudem a mudar o mundo. Apoie Opera Mundi.

Faça uma
assinatura mensal
Faça uma
assinatura anual
Faça uma
contribuição única

Opera Mundi foi criado em 2008. É mais de uma década de cobertura do cenário político internacional, numa perspectiva brasileira e única. Só o apoio dos internautas nos permite sobreviver e expandir o projeto. Obrigado.

Eu apoio Opera Mundi
Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!
Opera Mundi

Rua Rui Barbosa, 381 - Sala 31
São Paulo - SP
CNPJ: 07.041.081.0001-17
Telefone: (11) 3012-2408

  • Contato
  • Política e Economia
  • Coronavírus
  • Diplomacia
  • Cultura
  • Análise
  • Opinião
  • Expediente
Siga-nos
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Google News
  • RSS
Blogs
  • Breno Altman
  • Agora
  • Bidê
  • Blog do Piva
  • Quebrando Muros
Receba nossas publicações
Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

© 2018 ArpaDesign | Todos os direitos reservados