Com muito pouco você
apoia a mídia independente
Opera Mundi
Opera Mundi APOIE
  • Política e Economia
  • Diplomacia
  • Análise
  • Opinião
  • Coronavírus
  • Vídeos
  • Podcasts
Hoje na História

Hoje na História: 1980 - Lech Walesa lidera greve no estaleiro de Gdansk, na Polônia

Encaminhar Enviar por e-mail

Maciça manifestação acabou destacando a liderança de Walesa, que desempenha um papel chave no fim do governo comunista na Polônia

Max Altman

São Paulo (Brasil)
2020-08-14T15:30:00.000Z

Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

Em 14 de agosto de 1980, 17 mil trabalhadores dos estaleiros navais de Gdansk, Polônia, declaram greve após a demissão de um deles, membro de um sindicato independente, o Solidarnost. A greve se estenderia por todo o país e a crise social desembocaria em uma crise política no final do mês com a demissão do primeiro ministro Edward Babiuch. O governo comunista terminaria negociando com Lech Walesa, o chefe do sindicato independente. 

Os trabalhadores de Gdansk exigiam também aumento salarial e o direito de formar um sindicato livre do controle governamental e do Partido Comunista. A maciça manifestação acabou destacando a liderança de Walesa, que desempenha um papel chave no fim do governo comunista na Polônia. 

Gdansk vinha sendo um centro da agitação trabalhista desde os anos 1960. Quando o governo de Varsóvia anunciou novas medidas econômicas de austeridade e o aumento do preço dos alimentos em 1980, trabalhados dos estaleiros Lenin explodiram em fúria. Walesa, um veterano das disputas sindicais na Polônia, reuniu os operários e em 14 de agosto todos tomaram as instalações do estaleiro. 

A primeira exigência foi que Walesa fosse restituído ao posto de líder sindical. Ele, estreitamente ligado à Igreja católica do país e ao papa polonês Karol Wojtila – papa João Paulo II - havia sido demitido de suas funções nos estaleiros em 1976, mas permaneceu ativo na agitação e protestos laborais contra o governo comunista da Polônia. Por essas ações foi preso por diversas vezes. 

Leia mais:
Líderes de 1989 e de hoje avaliam os últimos 20 anos
Liberal ou nacionalista, a direita domina nas eleições da Polônia
Direita liberal vence as eleições presidenciais na Polônia, mas sem maioria
Presidente da Polônia e mais 97 pessoas morrem em acidente aéreo na Rússia

Wikimedia Commons
Governo comunista terminaria negociando com Lech Walesa, o chefe do sindicato independente

Surgimento do 'Solidariedade' 

Poucos dias após os trabalhadores tomarem os estaleiros, Walesa anunciou a formação de uma organização destinada a unir trabalhadores de distintos campos de trabalho em um único movimento operário, conhecido como Solidariedade. Os grevistas conseguiram finalmente arrancar algumas concessões do governo polonês, mas em 1981 o regime voltou atrás e determinou a prisão de Walesa. Ele foi libertado em novembro de  1982 

Em 1989, o regime comunista aceitou marcar eleições abertas, e Walesa despontou como o mais forte candidato. 

No início dos anos 1980, Walesa foi um símbolo de esperança não só para o povo polonês como também para os movimentos anticomunistas em todo o mundo. Em 1983, Walesa foi galardoado com o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho. Em 1990, foi eleito como o primeiro presidente não comunista da Polônia desde o final da Segunda Guerra Mundial. Em 1995 realizaram-se novas eleições presidenciais, mas Walesa saiu derrotado por uma diferença de 3 pontos percentuais no segundo turno. Nas eleições presidenciais de 2000 não conseguiu mais do que 1% dos votos.


Você que chegou até aqui e que acredita em uma mídia autônoma e comprometida com a verdade: precisamos da sua contribuição. A informação deve ser livre e acessível para todos, mas produzi-la com qualidade tem um custo, que é bancado essencialmente por nossos assinantes solidários. Escolha a melhor forma de você contribuir com nosso projeto jornalístico, que olha ao mundo a partir da América Latina e do Brasil.

Contra as fake news, o jornalismo de qualidade é a melhor vacina!

Faça uma
assinatura mensal
Faça uma
assinatura anual
Faça uma
contribuição única

Opera Mundi foi criado em 2008. É mais de uma década de cobertura do cenário político internacional, numa perspectiva brasileira e única. Só o apoio dos internautas nos permite sobreviver e expandir o projeto. Obrigado.

Eu apoio Opera Mundi
Coronavírus

Pandemia ainda não acabou; mantenha-se informado em TEMPO REAL sobre a difusão da covid-19 no mundo

Encaminhar Enviar por e-mail

Acompanhe a cobertura sobre a pandemia no planeta, com o mapa da covid-19 no mundo, gráficos didáticos e a evolução da doença em diferentes países

Redação Opera Mundi

São Paulo (Brasil)
2022-07-06T15:40:00.000Z

Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

Quantos casos de coronavírus foram registrados no mundo até o momento? E quantas mortes? Os países achataram a curva?

Nos gráficos e mapas abaixo, você encontra todas as informações sobre a evolução da pandemia de covid-19 pelo mundo. É possível ver quais países lideram o ranking e ainda incluir aqueles que você quiser comparar.

Opera Mundi tem uma cobertura completa sobre a pandemia do novo coronavírus, separada por continentes. Além disso, estamos acompanhando de perto, em tempo real, o mapa da vacinação pelo mundo.


COBERTURA COMPLETA SOBRE A COVID-19:

  • Mapa da vacinação no mundo: quantas pessoas já foram imunizadas contra covid-19?
  • Coronavírus na África: siga, com mapas e gráficos, a situação da pandemia no continente
  • Segunda onda no Brasil: Gráficos mostram evolução de casos e mortes por coronavírus no país
  • Últimas notícias sobre a pandemia de coronavírus

Mapa do coronavírus no mundo

Como usar o mapa: Use as abas para mudar de categoria. Em "Totals", você vê os dados consolidados; em "World", os números por país; em "Plots", você vê a evolução dos números em gráficos; em Map, o mapa geral de casos; em US, o número de casos por Estado nos EUA. Caso as abas não apareçam, use a setinha para mudar.

O mapa mundial foi desenvolvido pela Universidade Johns Hopkins e está disponível somente em inglês.


Veja como está a confirmação dos casos em países selecionados da América Latina (defasagem de 24 horas):

Aqui você vê animações gráficas que mostram a evolução do número de casos e de mortos ao longo do tempo. Essas animações estão sempre um dia defasadas, pois dependem da compilação de dados feita pelo Centro Europeu de Prevenção de Doenças e Controle.

Para ver a animação ao longo do tempo, clique duas vezes no botão de play que se encontra no canto inferior esquerdo.

Gráfico de casos de coronavírus no mundo

Casos de coronavírus no mundo após variante ômicron - Média móvel de 7 dias

Casos de coronavírus no mundo após variante ômicron por milhão de habitantes - Média móvel de 7 dias

Percentual das variantes nos casos identificados em países selecionados - Variante por país

Atenção: Pode haver defasagem superior a 48 horas neste gráfico


Gráfico de mortes por coronavírus no mundo


(*) A primeira versão deste texto foi publicada em 17 de março de 2020, e está sendo atualizado constantemente nesta URL.

Saúde

Você que chegou até aqui e que acredita em uma mídia autônoma e comprometida com a verdade: precisamos da sua contribuição. A informação deve ser livre e acessível para todos, mas produzi-la com qualidade tem um custo, que é bancado essencialmente por nossos assinantes solidários. Escolha a melhor forma de você contribuir com nosso projeto jornalístico, que olha ao mundo a partir da América Latina e do Brasil.

Contra as fake news, o jornalismo de qualidade é a melhor vacina!

Faça uma
assinatura mensal
Faça uma
assinatura anual
Faça uma
contribuição única

Opera Mundi foi criado em 2008. É mais de uma década de cobertura do cenário político internacional, numa perspectiva brasileira e única. Só o apoio dos internautas nos permite sobreviver e expandir o projeto. Obrigado.

Eu apoio Opera Mundi
Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!
Opera Mundi

Endereço: Avenida Paulista, nº 1842, TORRE NORTE CONJ 155 – 15º andar São Paulo - SP
CNPJ: 07.041.081.0001-17
Telefone: (11) 4118-6591

  • Contato
  • Política e Economia
  • Diplomacia
  • Análise
  • Opinião
  • Coronavírus
  • Vídeos
  • Expediente
  • Política de privacidade
Siga-nos
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Google News
  • RSS
Blogs
  • Breno Altman
  • Agora
  • Bidê
  • Blog do Piva
  • Quebrando Muros
Receba nossas publicações
Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

© 2018 ArpaDesign | Todos os direitos reservados